Inscrição SiSU 2023/2: confira melhores dicas para escolher vaga, curso e universidade

Especialistas explicam o que os estudantes devem levar em consideração para fazer a melhor escolha
Em 20/06/2023 10h00 , atualizado em 23/06/2023 13h26 Por Silvia Tancredi

Estudante com trança no cabelo segurando bloco de notas. Na imagem, está escrito: SiSU 2023/2
Inscrições do SiSU 2023/2 seguem até próxima quinta-feira (22)
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o SiSU 2023/2 já abriram. São mais de 51 mil vagas em 1.666 cursos de graduação oferecidos em 65 instituições de ensino públicas de todo o Brasil.

No momento de escolher a melhor vaga, curso e universidade no SiSU, é preciso que o estudante tenha estratégia, de acordo com especialistas. Além disso, os profissionais indicam alguns pontos que devem ser levados em conta para que a opção seja a mais acertada.

Como escolher a melhor vaga curso no SiSU 2023/2?

Fabrício Pires, diretor do Ensino Médio e Pré-Vestibular do Colégio Master, de Fortaleza, orienta os seus alunos para que eles façam a melhor escolha da vaga oferecida no SiSU e se deem bem no momento do cadastro.

O especialista separou alguns itens para considerar na hora de escolher a vaga oferecida no SiSU 2023/2. Veja abaixo:

Tenha estratégia

Pires separou um passo a passo para ter a melhor estratégia nas inscrições do SiSU:

=>1º dia:  selecione as duas universidades que seriam suas preferências principais.

=>1º para o 2º dia: após a liberação das notas de corte, verifique se você está constando como aprovado nessas vagas ou não. Caso não conste como aprovado, tanto na primeira quanto na segunda opção, é possível alterá-las.

Observe a nota de corte

O diretor ressalta que os estudantes devem fazer o acompanhamento das notas de corte do SiSU diariamente, inclusive, avaliando as notas de corte divulgadas para as demais opções também.

Pires lembra que, na segunda edição, a nota de corte tende a ser menor, mas a variedade de cursos é reduzida, restringindo as possibilidades.

"No SiSU 2023/2 serão três notas de corte, lembrando que a última é a que conta, podendo ser diferente da previsão do último dia", reforça.

Leia mais sobre a nota de corte no SiSU

Confira a bonificação local

Algumas universidades podem ter bonificação local, isto é, o candidato que nasceu no estado onde está localizada a instituição tem um bônus em sua nota. Verifique se o seu caso. 

Mude de estratégia, se for o caso

O ideal é que o aluno escolha a área que realmente quer seguir profissionalmente. Entretanto, no caso de não ter sido aprovado no SiSU 2023/1, aconselhar que ele coloque sua nota em qualquer curso não seria algo coerente, aqui, mudar de estratégia pode ser uma boa ideia.

"Se ele quiser muito uma universidade pública e for flexível em relação à localidade e/ou área de formação, vale a pena pesquisar sobre um curso menos concorrido como segunda opção, por exemplo", recomenda.

Fabrício Pires é direto do Colégio Master

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como escolher o melhor curso no SiSU 2023/2?

João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa, de São Paulo, separou alguns itens para analisar na hora de escolher o melhor curso na inscrição do SiSU 2023/2

  • Avalie suas habilidades - verifique se você tem mais interesse na área de humanas, exatas, biológicas ou artes

  • Considere também a emoção - ao escolher o curso no SiSU, não leve em conta somente a razão. Considere também a emoção, afinal essa paixão pode servir como elemento motivador para os estudantes durante a graduação e na vida profissional.

  • Entenda a diferença entre hobby e trabalho - a dica é que os alunos procurem se informar sobre a grade curricular do curso de graduação e ver se agrada.

  • Troque ideia com seus familiares - eles podem ajudar, sinalizando um caminho que pode ser interessante para o estudamte. Mas, vale destacar que eles não devem determinar a escolha.

  • Converse com estudantes e profissionais - eles podem apresentar uma visão mais realista do curso de graduação.

Coordenador João Pitoscio ajuda estudantes a detectaram qual curso é cara deles [2]

Como escolher a melhor universidade no SiSU 2023/2?

Ana Claudia Camargo, docente e CEO da Faculdade ITH, ressalta que escolher a instituição de ensino é tão importante quanto detectar o curso de graduação. 

Veja abaixo dicas para escolher a melhor universidade que oferece vagas no SiSU:

Pesquise a instituição no MEC

Segundo a CEO, o primeiro passo para encontrar a faculdade certa é verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e qual a avaliação dos cursos que ela oferece. 

Conheça a infraestrutura da instituição

Outra dica fundamental para encontrar a faculdade ideal, conforme a CEO, é visitar o campus da instituição de ensino. Nessa visita, deve ser percebidos os recursos para as aulas práticas e os recursos tecnológicos, por exemplo. 

Confira a qualificação do corpo docente

Ana Claudia Camargo, docente e CEO da Faculdade ITH, comenta que outra boa dica para escolher a instituição de ensino é descobrir quem são os professores responsáveis pelas disciplinas do seu curso, pois eles serão os seus mestres ao longo da trajetória acadêmica.

Converse com profissionais formados na área

Na hora de escolher uma instituição de ensino que oferece vagas no SiSU, o estudante precisa conferir e analisar se ela oferta as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Para isso, a dica é conversar com alunos e ex-alunos da universidade.

A CEO Ana Claudia Camargo ajuda a escolher a melhor instituição de ensino do SiSU

SiSU 2023/2

As inscrições para o SiSU 2023/2 seguem abertas até a próxima quinta-feira, 22 de junho. Somente podem participar estudantes que fizeram o Enem 2022 e não zerararm a redação.

O resultado do SiSU deve sair no dia 27 de junho. Quem for convocado deverá fazer a sua matrícula entre o dia 29 de junho e 4 de julho.

Para mais detalhes, acesse o Edital do SiSU 2023/2.