Das mais de 51 mil vagas oferecidas na 2ª edição de 2023 do SiSU, quase 44% são destinadas a estudantes cotistas. Mas, como funcionam as cotas no SiSU?
As cotas no SiSU são para candidatos que estudaram na rede pública de ensino, que têm baixa renda e que têm raça preta, parda ou indígena, por exemplo.
As universidades federais adotam obrigatoriamente a Lei nº 12.711 ou Lei de Cotas, que foi criada em 2012. Já as universidades estaduais contam com regras próprias quanto à reserva de vagas.
Os estudantes que se encaixam na como cotista no SiSU têm o direito a fazer a inscrição nessa modalidade. Já que não se enquadra no critério de cotista deve se fazer o cadastro pela ampla concorrência.
Como funcionam as cotas no SiSU?
As cotas no SiSU são distribuídas da seguinte forma:
-
Lei de Cotas: as instituições federais devem reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.
-
Ações afirmativas: modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.
Saiba mais: como são as cotas no SiSU
Cotas no SiSU 2023/2
A distribuição das cotas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023/2 varia de acordo com a instituição de ensino. Sendo assim, para saber a porcentagem que cada universidade reserva para cotistas, é necessário fazer uma consulta detalhada.
Vamos ao exemplo do curso de Medicina oferecido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), turno integral, na Cidade Universitária do Rio de Janeiro.
Total de vagas: 100
-
Vagas para ampla concorrência: 50
-
Vagas para Lei de Cotas: 50
Total de vagas para cotas: 50
-
Vagas para Lei de Cotas de baixa renda: 25
-
Vagas para Lei de Cotas independente da renda: 25
=>Dentro do critério de renda ou independente de renda, há vagas destinadas a Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e Pessoas com Deficiência.
Confira abaixo exemplo de vagas destinadas a estudantes com baixa renda:
Inscrições no SiSU do 2º semestre de 2023
Somente podem fazer a inscrição no SiSU do segundo semestre de 2023 os candidatos que fizeram o Enem 2022 e não zeraram a redação do exame.
Os interessados primeiro precisam fazer o cadastro no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, devem fazer a inscrição na página do SiSU, informando duas opções de curso superior;
Os candidatos poderão pesquisar as vagas a partir do nome da instituição, pelo curso ou pelo nome da cidade de oferta.
Leia também: Melhores dicas para escolher vaga, curso e universidade no SiSU 2023/2
Datas SiSU 2023/2
Confira as próximas datas do SiSU 2023 do segundo semestre:
-
Resultado: 27 de junho
-
Matrículas: 29 de junho a 4 de julho
-
Manifestação de interesse na lista de espera: 27 de junho a 4 de julho
Para mais detalhes, acesse este Edital.