Com os casos de covid-19 aumentando no Brasil, muitas pessoas testaram positivo para a doença nos últimos dias. Se você é uma delas e iria passar pelas provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, não se preocupe. Você terá outra oportunidade de fazer o Enem.
O candidato ao Exame que estiver neste domingo, 20 de novembro, com covid-19 ou uma das doenças infectocontagiosas listadas no Edital do Enem deverá solicitar a reaplicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas deverão ser reaplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023, mesmas datas em que será aplicado o exame às pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Para ter direito a reaplicação, o participante precisará comprovar a condição ao fazer a solicitação.
O edital também prevê esse direito para quem tiver problema logístico para chegar ao local do exame.
Saiba mais sobre a reaplicação do Enem
A reaplicação deverá ser feita pela Página do Participante até sexta-feira (25). As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep e a divulgação dos pedidos também será feita nessa mesma página.
De acordo com o órgão, para a análise da possibilidade de reaplicação, o candidato deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.
Na documentação, devem constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
O Inep ainda ressalta que o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.
Doenças infectocontagiosas aceitas para a reaplicação
Além da covid-19, veja abaixo a relação de doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem:
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola;
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela;
- Covid-19.
Confira os problemas de logísticas que permitem a reaplicação das provas:
-
Desastres naturais que prejudicam a realização do exame diante do comprometimento da infraestrutura do local;
-
Falta de energia elétrica que compromenta a visibilidade da prova;
-
Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela;
-
Erro de execução de procedimento de aplicação que cause prejuízo ao participante.
Saiba os motivos que não justificam o pedido de reaplicação do exame:
-
Atraso do participante;
-
Ausência do candidato, exceto nos casos de doenças especificadas no edital;
-
Não transcrever a frase do caderno de questões para o cartão resposta;
-
Não apresentar documento de identidade;
-
Divergência entre o nome e o número do documento de identificação informado no sistema de inscrição;
-
Texto escrito pelo próprio participante para caracterizar doença infectocontagiosa em inserção de documentação comprobatória.
Segundo dia de provas
Os candidatos farão o segundo dia de provas do Enem até as 18h30 deste domingo. Hoje eles estão sendo condicionados a 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática, todas objetivas.
O Brasil Escola em parceria com o Poliedro Educação e Colégio e Curso Oficina do Estudante de São Paulo fará a correção comentada do Enem 2022.
O gabarito oficial do Enem 2022 está previsto de ser liberado no próximo dia 23. Já o resultado deverá sair em janeiro de 2023.