Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já estão autorizados a deixar os locais de prova, mas sem levar o caderno de cuestões. Somente quem optar por deixar em definitivo a sala de provas nos 30 minutos que antecedem o fim do exame podem levar o caderno.
A professora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, fez a prova do Enem e saiu sem caderno. No entanto, ela comentou com o Brasil Escola o que viu nos conteúdos e o que foi cobrado na prova de Ciências da Natureza.
Fechio achou a prova bem contextualizada, com várias situações usuais do dia a dia, de maneira que o participante pudesse relacionar seus conhecimentos e conceitos a essas realidades.
Em Física, ela destacou que os assuntos comuns foram a parte de mecânica, calorimetria, transformação de energia solar em energia elétrica com o uso de placas solares e também questões relacionadas a corrente elétrica. Das 15 questões, quase metade eram relacionadas a conceitos, sem envolver cálculo matemático.
Na prova de Química, foram comuns questões sobre ligações químicas, equações e ciclo biogeoquímico. Um detalhe que chamou sua atenção foi uma questão a respeito do uso do ozônio como possibilidade para esterilização de ambientes contra o coronavírus e as consequências disso. Das 15 questões, 11 não exigiram cálculo matemático.
Samantha também achou que as questões de Biologia trouxeram muitos assuntos relacionados a fisiologia, genética, doenças envolvendo protozoários, vermes e bactérias. Também esteve muito forte a presença do vírus, tanto como agente causador de doenças quanto a respeito das formas de utilização desse elemento em aspectos relacionados à biotecnologia.
Os exames de PCR, tão comuns durante a pandemia, também apareceram em uma das questões a respeito de como esse teste é analisado tecnicamente para determinar se uma pessoa está ou não infectada.
Na prova de Matemática, das 45 questões, cerca de dez não envolviam cálculos, exigindo apenas a análise e interpretação de gráficos e imagens. A prova teve muitas questões de geometria.
Uma das perguntas também trouxe como referência uma equação de segundo grau para identificar o índice de lotação de hospitais, o que servia como base para a intensificação ou não de propagandas de prevenção da doença. Além disso, questões sobre probabilidade, mediana, moda e sequência também estiveram presentes.
Provas
Neste domingo, os participantes estão resolvendo as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, e Matemática e suas tecnologias.
No domingo passado, primeiro dia de provas, foram aplicadas as questões de objetivas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas.
Neste dia também foi preciso escrever redação, com tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O primeiro dia de provas teve 26% de abstenção.
Confira o gabarito extraoficial do 1° dia do Enem 2022
Correção comentada Enem 2022
O Brasil Escola, em parceria com os cursos Poliedro e Oficina do Estudante de São Paulo, fará novamente a correção do Enem 2022 de forma gratuita e em tempo real hoje, a partir das 19h.
Ao ler a correção comentada do Enem 2022, o estudante poderá ter ideia de quantas questões acertou no exame. Vale destacar que o gabarito oficial do Inep somente será divulgado no dia 23 de novembro.
As correções serão disponibilizadas neste link. Já os comentários ao vivo sobre as provas serão transmitidos no YouTube do Brasil Escola.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.