O Ministério da Educação (MEC) abriu hoje, 16 de fevereiro, as inscrições para a primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os estudantes podem fazer o cadastro até o dia 24 de fevereiro.
Somente podem se inscrever os candidatos que fizeram a última edição do Enem e não zeraram a redação, uma vez que eles serão avaliados por essa notas. O resultado do Enem 2022 foi liberado no último dia 9.
No momento da inscrição no SiSU 2023/1, o estudante poderá selecionar duas opções de curso, especificando a instituição, local de oferta e turno. Além disso, o aluno precisa escolher uma das modalidades de concorrência do SiSU. Veja abaixo:
-
Ampla concorrência: todos os estudantes, independente do local de estudo ou renda.
-
Lei de Cotas: As instituições federais são obrigadas a reservar no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro da reserva, existem oportunidades exclusivas para pretos, pardos e indígenas; alunos de baixa renda e pessoas com deficiência.
-
Ações afirmativas: Modalidade de cotas facultativa na qual a reserva de vagas fica a critério das instituições. Entram nelas, por exemplo, as oportunidades regionais, para reforma agrária, para pessoas com deficiência independente da trajetória escolar, quilombolas, ciganos e transgêneros.
Confira a distribuição de vagas por estado:
Durante o período de inscrição para o SiSU, o estudante poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição.
O MEC divulgará diariamente um balanço parcial do SiSU 2023/1, no qual o candidato poderá ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.
A nota de corte é média no Enem do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso.
Saiba mais sobre a nota de corte do SiSU
SiSU 2023/1
O SiSU 2023/1 oferecerá mais de 226 mil vagas em instituições superiores públicas, como universidades federais, universidades estaduais e centros tecnológicos.
As oportunidades estão distribuídas em 128 instituições, sendo 63 universidades federais. Os estudantes poderão concorrer a 6.402 opções de cursos de graduação.
O curso de Medicina no SiSU 2023/1 terá 4.596 vagas em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. A carreira é sempre a mais procurada do sistema do MEC.
Datas SiSU 2023/1
Veja abaixo as datas do SiSU 2023:
-
Inscrições - 16 a 24 de fevereiro
-
Resultado - 28 de fevereiro
-
Matrículas: 2 a 8 de março
-
Manifestação de interesse na lista de espera - 28 de fevereiro a 8 de março
O resultado do SiSU 2023/1 será publicado no site do sistema. Os candidatos devem ficar atentos para ver se serão convocados em uma das duas opções em que se inscreveram.
Caso o candidato seja aprovado em uma das opções de cursos de graduação, ele precisa fazer sua matrícula na instituição de ensino para não perder a vaga. É necessário conferir a documentação descrita no site do SiSU e providenciar tudo o que for preciso.
Os estudantes que não forem convocados em nenhuma das duas opções de curso na primeira chamada do SiSU 2023/1 poderão manifestar interesse pela lista de espera do SiSU. Já as chamadas seguintes serão de responsabilidade das instituições de ensino.
Para mais informações, acesse o Edital do SiSU 2023/1.