As questões de Geografia do Enem 2023 farão parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os candidatos responderão aos itens desta disciplina no primeiro dia do exame, que será no domingo, 5 de novembro.
De acordo com Rafael Costa, professor do Anglo Alante Chácara Santo Antônio, as questões de Geografia do Enem estão se tornando cada vez mais interdisciplinares, isto quer dizer que estão relacionadas com outras matérias escolares.
Nesse sentido, a prova exige uma "leitura crítica sobre a realidade contemporânea e os desafios atuais da sociedade", afirma o educador. A característica da interdisciplinaridade requer dos candidatos uma visão mais global e faz parte das competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Veja também: Como estudar Geografia para o Enem?
Assuntos de Geografia que podem cair no Enem 2023
Confira os assuntos de Geografia que são cobrados com recorrência e podem cair nas provas do Enem 2023, segundo o professor Rafael Costa:
-
Geografia Urbana
-
Geografia Agrária
-
Questões ambientais
-
Geopolítica
Saiba o que pode cair de cada área acima e um exemplo de questão:
Geografia Urbana
O tema envolve questões sobre segregação socioespacial, nos fluxos e fixos econômicos materializados nos espaços das cidades, como também as hierarquias urbanas entre as cidades médias e grandes metrópoles.
Veja um exemplo de questão de Geografia Urbana que caiu no Enem:
Geografia Agrária
Nesta área, entre os assuntos de destaque estão: insegurança alimentar relacionada à estrutura fundiária brasileira, os conflitos no campo, valorização do setor na economia brasileira e as contradições entre o agronegócio e agricultura familiar.
Luiz Carlos, consultor pedagógico do SAS Plataforma de Educação, cita também como o espaço agrário intensifica os impactos e aumenta o desmatamento da Amazônia.
Veja um exemplo de questão de Geografia Agrária que caiu no Enem:
Questões ambientais
Entre as discussões ambientais que podem ser cobradas no Enem, Rafael Costa destaca: a preservação ambiental relacionada à apropriação dos recursos naturais, o funcionamento dos domínios morfoclimáticos, a relação entre clima e vegetação, os desafios da preservação ambientais e os protocolos e ações realizadas para o combate das mudanças climáticas.
Veja um exemplo que envolve questão ambiental no Enem:
Exercite seu conhecimento sobre as mudanças climáticas nesta página.
Geopolítica
O raciocínio geográfico é exigido dos candidatos nas discussões que envolvem os conflitos entre as nações e as posições de desigualdades na Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Rafael pontua também como essas posições revelam as desigualdades do capitalismo mundial em sua fase financeira.
Veja um exemplo sobre geopolítica que caiu no Enem:
Dicas de estudo sobre Geografia para o Enem 2023
O professor Rafael Costa enfatiza a importância de retomar as bases geográficas e os procedimentos de leitura cartográfica no processo de preparação para as questões de Geografia do Enem.
Segundo Costa, é fundamental que os estudantem tenham em mente que "o capitalismo é um modo de produção que repõe as relações de desigualdade entre as nações e que a natureza aparece para a humanidade como fonte de recurso".
Videoaula sobre estrutura fundiária no Brasil
Confira a videoaula sobre estrutura fundiária no Brasil: