Como estudar para Geografia no Enem?

Geografia no Enem é uma matéria complexa, mas existem muitas dicas que podem te ajudar. Confira!
Por Tiago Vechi

Mulher aponta para o mapa-mundi em uma aula de Geografia
A prova de Geogafia no Enem costuma ter entre 9 e 11 questões
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Geografia no Enem pode aparecer de diversas formas, já que possui muitos objetos de estudo. A Geografia pode analisar questões físicas, humanas, políticas, econômicas e estabelecer relações entre essas áreas.  

Para sua prova de Geografia no Enem ser uma experiência agradável é preciso atentar-se a alguns pontos mais recorrentes nas provas anteriores e entender como funciona a matéria. Para te ajudar nesse processo, conversamos com Rogério Silveira, professor de Geografia no cursinho Stoodi e com Thaís Formagio, professora de Geografia no Poliedro. 

Tópicos deste artigo

Matérias mais cobradas de Geografia no Enem

Ao perguntarmos para o professor Rogério quais assuntos de Geografia são os mais cobrados no Enem, ele nos forneceu uma lista com os seguintes itens:

Fontes para estudar Geografia no Enem

Como são muitos assuntos, é sempre bom saber quais as referências de estudo são as mais confiáveis e completas. Dessa forma, você pode focar seus esforços em materiais mais robustos e que trarão melhores resultados.

Segundo Rogério Silveira, os melhores livros para se preparar para Geografia no Enem são: “Geografia do Brasil”, organizado por Jurandyr Ross e publicado pela editora EDUSP; também “Por Uma Outra Globalização”, escrito pelo famoso Milton Santos e publicado pela editora Record e, por fim, “Os Domínios da Natureza no Brasil”, escrito por Aziz Nacib e publicado pela editora Ateliê Editorial.

Estudando Geografia para o Enem

Existem várias formas de apreender e de estudar, entretanto a maneira como uma matéria se estrutura, às vezes, exige uma adaptação dos estudos a sua forma de ser. De acordo com a professora Thais, a melhor estratégia para Geografia no Enem, nessa reta final, é realizar listas de exercícios.

A professora afirma que ao resolver exercícios é essencial anotar seus erros para identificar lacunas no seu conhecimento. Dessa forma, você estuda focado nas matérias que tiver mais dificuldade, a fim de sanar as dúvidas antes do Exame.

Pegadinhas de Geografia no Enem

Para escapar das distrações da prova de Geografia no Enem, a professora recomenda identificar com precisão o que está sendo perguntado e fugir de alternativas com as palavras "Nunca, Jamais, Todos e Nenhum", afinal generalizações devem ser evitadas em Geografia.

Thais Formagio ainda fornece uma lista com 4 dicas para resolver as questões de Geografia no Enem, confira:

  • 1º-Comece pela fonte e identifique o tema (é Geografia Humana ou Física? Urbanização ou Agricultura?), isso facilita o aluno lembrar da aula, da Professora ou Professor que explicou a matéria.
  • 2º-Leitura do enunciado encontrando o núcleo da questão, ou seja, o que a banca quer?
  • 3º-Um olhar rápido para as alternativas (se forem curtas) pois assim você irá para o texto consciente das opções.
  • 4º-Por fim, o texto. Uma leitura atenta grifando as partes principais.

Seguindo essa técnica a leitura do texto torna-se mais racional e direcionada.

Estratégia para a prova de Geografia no Enem

De acordo com o professor Rogério Silveira, do cursinho Stoodi, uma boa estratégia para a prova de Geografia no Enem é identificar as questões que você já sabe a resposta ou sabe o caminho para chegar à ela e começar respondendo essas perguntas. Depois, dedicar o final para responder as questões mais complexas.

Ainda segundo Rogério, com essa estratégia na prova de Geografia do Enem você ganha tempo e confiança, ambos muito importantes para um bom desempenho.

A professora Thais chama atenção para questões com mapas e imagens, pois às vezes a pergunta é mais interpretativa do que conceitual.

Repertório Cultural para Geografia no Enem

Veja as dicas do professor Rogério Silveira de filmes, seriados e podcasts para a arrebentar na prova de Geografia no Enem: