Enem 2023: entenda as 5 competências da redação

Demonstrar domínio da escrita formal, usar repertório cultural e desenvolver proposta de intervenção são algumas delas
Em 11/10/2023 00h10 Por Silvia Tancredi

Corretor analisará se estudante atendeu as 5 competências na redação do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As cinco competências da redação do Enem são os critérios que os corretores levam em conta para dar nota ao texto. A redação do Enem 2023 será aplicada no primeiro domingo de provas, no dia 5 de novembro.

A recomendação de professores de redação de colégios e de cursinhos é que os estudantes se preparem não só para produzir o texto da maneira mais adequada, mas, também, que eles entendam as cinco competêncidas da redação do Enem. 

Vale lembrar que a redação do exame educacional deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo. Os inscritos recebem um tema, que costuma ser uma questão social, e devem discutir o assunto para, ao final do texto, apresentarem uma proposta de intervenção, ou seja, uma possível solução para o problema citado.

Competências da redação do Enem

Segundo a cartilha de redação do Enem 2023, divulgada na última sexta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são cinco as competências que o estudante deve cumprir para se dar bem no texto. 

Veja abaixo quais são as cinco competências da redação do Enem:

  1. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

  2. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

  3. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

  4. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

  5. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda as 5 competências da redação do Enem

Ao entender as cinco competências da redação do Enem, o estudante chegará preparado para cumprir os critérios que serão observados no seu texto. Confira abaixo alguns detalhes importantes sobre as competências:

Competência 1 da redação do Enem

A Competência 1 da redação do Enem é um critério que analisa se o participante possui escrita formal da língua portuguesa, usando as regras gramaticais e a construção sintática de forma adequada. Essa competência também verifica se ele adota as regras de ortografia e de acentuação gráfica em conformidade com o atual Acordo Ortográfico.

Leia mais sobre a competência 1 e veja os erros mais comuns

Competência 2 da redação do Enem

A Competência 2 da redação do Enem avalia se o estudante seguiu o formativo dissertativo-argumentativo. Outro aspecto analisado é a presença de repertório sociocultural, que é uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, contribui como argumento para a discussão proposta.

Veja mais detalhes sobre a competência 2

Competência 3 da redação do Enem

A Competência 3 da redação do Enem analisa se o inscrito elaborou um texto que possui coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas e se atende o projeto de redação (planejamento prévio à escrita) que deve ser produzida.

Saiba mais sobre a competência 3

Competência 4 da redação do Enem

A Competência 4 da redação do Enem é um critério que analise se o estudante produziu o texto com uma estruturação lógica e formal. Sendo assim, as frases e os parágrafos devem estar interligados, apresentando as ideias de forma coerente.

Confira como funciona a competência 4 

Competência 5 da redação do Enem

Na Competência 5 da redação do Enem, é avaliado se participante apresentou uma proposta de intervenção, ou seja, uma iniciativa que busque enfrentar o problema exposto. Conforme a cartilha de redação, é a ocasião para que o estudante demonstre seu preparo para exercitar a cidadania e atuar na realidade, em consonância com os direitos humanos.

Como é corrigida a redação do Enem?

A redação do Enem é avaliada por dois corretores e, em caso de grande divergência de pontuação, um terceiro faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências. 

A correção é feita pelas cinco competências citadas acima, ou seja, aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota as competências, sendo cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual. 

Saiba como tirar nota 1.000 na redação do Enem

Pode-se zerar a redação do Enem?

É possível zerar a redação do Enem. Veja em quais casos o participante tem zero na prova:

  • Fuga total ao tema

  • Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo

  • Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho

  • Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas)

  • Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante

  • Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação

  • Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto

  • Parte que esteja desconectada do tema proposto

  • Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico 

  • Texto que tenha predominância de língua estrangeira

  • Texto ilegível

Enem 2023

O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Normalmente, o cartão com o local de prova é liberado aos participantes no final do mês de outubro.

No primeiro dia de prova, os estudantes deverão produzir uma redação e responder 45 questões objetivas de Linguagem e Códigos e 45 de Ciências Humanas.

No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.

Saiba tudo sobre o Enem 2023