Enem 2022: confira temas de cada disciplina para revisar antes das provas!

Agora na reta final para as provas do Enem 2022, é hora de focar no principal e aproveitar para revisar o que dá tempo.
Em 03/11/2022 11h54 , atualizado em 04/11/2022 12h21 Por Érica Caetano

Temas para revisar antes das provas do Enem 2022
Temas para revisar antes das provas do Enem 2022
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Faltam pouco mais de 10 dias para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terem início. O maior exame educacional do país realiza suas provas nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos para mais de 3,3 milhões de inscritos, considerando as duas versões do exame, impressa e digital.

Agora, na reta final, é importante focar nas revisões dos conteúdos mais importantes. Para facilitar, o Brasil Escola reuniu alguns deles, de cada disciplina, para te auxiliar. Confira!

As provas do Enem 2022 são distribuídas da seguinte forma: além da confecção da redação, os participantes deverão responder 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões Ciências Humanas, no primeiro dia e, no segundo são 45 questões de Ciências da Natureza e mais 45 questões Matemática. 

Vamos começar pelos assuntos cobrados no primeiro dia de provas até os do segundo.

Redação

A redação do Enem 2022 deve ser no formato dissertativo-argumentativo e exige proposta de intervenção. A dica de revisão aqui é não focar somente nos assuntos que estejam em alta no momento, pois como já falamos diversas vezes por aqui, a prova do Enem 2022 foi elaborada no primeiro semestre do ano. Sendo assim, temas muito recentes não estarão presentes no Exame.

E não há forma melhor de se revisar redação que não seja treinando. Mas esse treino deve ser feito de forma planejada e estruturada, buscando explorar temas variados e com grande chances de caírem. É indicada a revisão dos seguintes temas:

Língua Portuguesa

Pontuação e Funções da Linguagem

Alguns assuntos nesta disciplina merecem uma atenção maior. Aqueles que abordam questões envolvendo o uso da vírgula, funções de linguagem, variação linguística além de conotação e denotação.

A pontuação é umas das regras fundamentais para conseguir entender e desenvolver o texto, já que seu uso é colocada nas frases todas as vezes que realizamos uma pausa na fala, por exemplo.

Em relação às variações, é preciso lembrar que a língua evolui e varia no tempo, mudando de contexto para contexto. A língua escrita obedece à norma padrão, mas a língua falada muitas vezes não. Nesse sentido, as funções da linguagem estão associadas aos elementos da comunicação.

A conotação é a palavra empregada em seu sentido figurado, metafórico, literário. Ela está presente em textos literários, poemas, crônicas, romances, contos e novelas. Já a denotação é a palavra empregada em sentido literal, estando presente em textos jornalísticos, técnicos, acadêmicos e científicos.

Geografia

Meio ambiente

Em Geografia é importante compreender a relação do ser humano com o meio ambiente. Sendo assim, estudar como as relações climáticas influenciam no espaço geográfico.

Fatores físicos, biológicos e químicos que cercam os seres vivos bem como a influência deles no geral são bons conteúdos de revisão nesta reta final.

Veja também: 05 de Junho — Dia Mundial do Meio Ambiente

História

Formação dos estados modernos

A formação dos estados modernos e suas principais características são ótimas pedidas para a revisão no que diz respeito a disciplina de História. O Estado Moderno ocorreu com o fim do Feudalismo na Europa e o advento da burguesia e do sistema capitalista, em torno do século XV.

Estudar e entender esse tipo de organização política é fundamental e esclarecedor.

Matemática

Geometria

Muitos estudantes relatam ter dificuldades na discplina de Matemática, pois esta contém muitas fórmulas e regrinhas. Um diferencial para o participante é dominar o básico da matemática, principalmente no assunto que é o mais abordado, que é o referente a geometria plana.

É importante revisar conteúdos básicos da matemática, aprendidos até mesmo no ensino fundamental mas que acabam sendo esquecidos, como expressões numéricas, múltiplos, divisores, MDC e MMC, operações básicas com polinômios, frações, decimais e dízimas, e notação científica

O estudo das figuras sem volume, com o cálculo de suas respectivas áreas e perímetros também têm destaque na revisão, já que esses dois pontos são bastante frequentes na prova do Enem.

Física

Eletrodinâmica

Em Física, o conteúdo que sinalizamos merecer revisão é o de eletrodinâmica, que é o estudo sobre o movimento de cargas elétricas, no qual a movimentação é atingida quando há uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um meio condutor

Os três principais conceitos da eletrodinâmica são: corrente elétricapotência elétrica resistência elétrica.  A chamada resistência do meio condutor é a propriedade física que calcula a facilidade em que uma corrente elétrica é conduzida em seu interior.

Química

Tabela periódica

Para se sair bem na prova de Química, o candidato precisa conhecer bem os conceitos básicos desta disciplina. Neste caso, fazer uma revisão da tabela periódica e das siglas dos elementos químicos é uma boa ideia, até mesmo para não ficar "travado" nas questões que utilizem as siglas

Conceitos de corpo, energia, matéria, substância, sistema e objeto também são bons tópicos de revisão do conteúdo de Química.

Biologia

Ecologia

Em Biologia, um bom conteúdo a ser revisado é o de ecologia. A ecologia é a ciência que nos permite compreender como os seres vivos se relacionam um com o outro, no ambiente que vivem. 

Essa matéria costuma estar relacionado nas provas ao processo de evolução. Então, ter a compreensão da importância de cada espécie do nosso planeta e de como podem estar relacionadas ao processo da evolução bem como a distribuição e abundância das diferentes espécies são bons repertórios. 

Leia também: Ecologia nas provas do Enem

Estude para o Enem 2022 no Brasil Escola

Além de todos esses conteúdos, o Brasil Escola conta com muito mais para te ajudar nas provas do Enem 2022. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.

Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem

Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.

Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pré-Enem 2022

O Pré-Enem 2022 é um preparatório on-line e gratuito para as provas do Enem 2022. O projeto oferece uma série de conteúdos em diferentes formatos para os estudantes do Enem revisarem ou aperfeiçoarem seus estudos antes das provas.

Além dos podcasts, estão previstos:

Para outros detalhes sobre o Enem, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.