Whatsapp
Em 14/01/2021 04h00 , atualizado em 14/01/2021 13h29

Enem 2020: como fazer uma boa redação independente do tema

Notícias

Redação é aplicada no primeiro dia de Enem e tema é sempre uma curiosidade para participantes. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais preocupações dos participantes para o primeiro dia de provas, quando ela é aplicada.

Apesar de muitas suposições sobre o tema é impossível ter certeza antes do horário do exame. Por isso, os estudantes e professores especializados na área costumam levar em consideração que os temas costumam cobrar assuntos de ordem social para praticar a redação.

Outro fator essencial é o conhecimento das competências que o Inep utiliza para a correção dos textos. Ou seja, são cinco competências e cada uma é avaliada de 0 a 200 pontos, chegando a soma total de 1000 pontos.

Veja: As 5 competências avaliadas na redação do Enem

Mesmo que não saibamos o tema, existem técnicas que podem ser utilizadas para construir um bom texto e conseguir uma nota alta na redação do Enem 2020. Veja algumas dicas da equipe do Curso Poliedro e do professor de redação do Brasil Escola, Guga Valente:

1)    Fique informado

Antes da prova, o aluno que busca se preparar para redação deve estar sempre atento às principais notícias e ler o máximo que puder. Aproveite esses últimos dias para ler portais de notícia, jornais e até mesmo redações nota mil de edições anteriores.

Mesmo que o tema já esteja pronto, você terá um repertório maior de informações à disposição para ajudá-lo a construir sua proposta.

2)    Atenção ao tema e textos de apoio

Leia a frase e o recorte temático atentamente, já sublinhando as palavras-chave para delimitar o tema e o seu recorte. Depois, faça uma leitura cuidadosa dos textos motivadores, que ajudam na composição do projeto de texto.

Você deve interpretar o tema e ter certeza do que está sendo pedido, os textos de apoio existem para ajudar na sua estrutura. Cuidado com a fuga ao tema. 

Faça um conjunto de anotações do tipo: qual será meu posicionamento? Quais referências externas vou usar? Qual a ideia central de cada parágrafo? Qual será a proposta de intervenção? Depois disso, comece a estruturar seu texto.

3)    Escrita

No Enem, a técnica de escrita tem um peso elevado, ou seja, 20% da nota diz respeito ao domínio da língua. Outros 20%, ao uso de mecanismos linguísticos que garantam a coesão.

Cada um define a estratégia que o deixa mais seguro e confortável. Independentemente da tática escolhida, é fundamental fazer uma revisão gramatical ao final.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tenha cuidado com as palavras que vai usar e evite aquelas que você não conhece. É importante ter uma variação do repertorio para não ter muitas repetições.

4)    Use referências de outras áreas

Neste momento o seu repertório cultural é muito importante. Você deve se lembrar de tudo que estudou e leu, desde um filme histórico até um poeta ou filosofo que você conhece. Todas essas referências são muito úteis. Você não é obrigado a mencionar um filosofo ou sociólogo, mas você precisa ter referências.

5)    Cuidado com a coerência

Tudo o que você escrever no início do texto precisa ter uma linha de raciocínio lógica ao fim. Durante o texto seus argumentos precisam sustentar o seu posicionamento. Cuidado para não ser contraditório. Por isso, é importante e mais fácil defender aquilo que você tem conhecimento.

Apresente o tema e problemas na introdução e ofereça no seu desenvolvimento os argumentos para a resolução da sua problemática, seguindo sempre o que propôs na sua introdução.

Veja mais dicas do professor Guga Valente para uma boa redação:

Veja mais: Temas para a redação do Enem 2020

Cartilha de Redação

O Inep já liberou a Cartilha do Participante para a redação do Enem 2020. O documento traz todas as informações sobre a estrutura da redação, método de correção da prova e exemplos de textos que tiraram nota mil. Nesta edição o Inep teve como novidade as versões para surdos, pessoas com deficiência auditiva ou com dislexia.

Acesse a cartilha

Enem 2020

As provas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, para todo o país. O Enem Digital é esperado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A redação é aplicada no primeiro domingo, junto às 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No segundo domingo são 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Veja mais: Como as redações do Enem são corrigidas

Para mais informações acesse a página do Enem 2020 no Brasil Escola.

Relacionados
Nos dois próximos sábados, dias 16 e 23 de janeiro, o Brasil Escola vai transmitir no YouTube dois aulões de revisão para o Enem 2020.
Na tarde de hoje, 17 de janeiro, primeiro dia do Enem 2020 os inscritos produziram a redação, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES