Foi prorrogado até o dia 29 de julho o prazo para os interessados em trabalhar na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 se cadastrarem. Inicialmente, o prazo encerraria ontem, dia 22. Podem se cadastrar servidores públicos federais e professores da rede estadual ou municipal de ensino.
Inscreva-se para trabalhar no Enem 2019
O interessado deve se cadastrar no sistema da Rede Nacional de Certificadores (RNC) e, posteriormente, se cadastrar para trabalhar no Enem 2019.
Para atuar como certificador no dia das provas do Enem, os candidatos precisam se encaixar nos critérios abaixo:
- Ser servidor público, em exercício em 2019, do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112 ou docente da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrado no Censo Escolar 2018;
- Ter formação mínima em Ensino Médio;
- Não estar inscrito como participante do Enem 2019;
- Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau – inscritos no Enem 2019;
- Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação.
Resultado
No dia 6 de agosto o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai informar os selecionados para participar do curso de capacitação. É necessários que os convocados tenham um smartphone ou tablet com acesso à internet móvel e computador para a realização do curso de capacitação, onde aprendem as normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC para a aplicação do Enem 2019.
O Trabalho
Os certificadores terão a função de atuar como representantes do Inep nos 1.728 municípios onde as provas do Enem 2019 serão aplicadas, nos dias 3 e 10 de novembro, para conferir os procedimentos de aplicação.
O valor pago é de R$ 342, sendo R$ 28,50 por hora de trabalho e o pagamento ocorrerá após a aplicação do Enem 2019, condicionado à apresentação do Relatório de Certificação e à finalização da demanda pela RNC.
O pagamento será realizado por meio de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), no caso dos servidores do Poder Executivo Federal, e por Auxílio Avaliação Educacional (AAE), no caso dos docentes das redes públicas de ensino.
Para mais informações acesse o Site do Inep ou consulte o edital.