Enem 2018: Inep abre prazo para solicitação de uso do nome social

Atendimento pode ser solicitado até o dia 3 de junho, na Página do Participante, por travestis e transexuais.
Em 28/05/2018 00h01 , atualizado em 28/05/2018 16h24 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, o prazo para solicitação de atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A documentação será recebida até o dia 3 de junho. 

Solicite o atendimento pelo nome social

O atendimento pelo nome social é um direito garantido aos transexuais e travestis que se inscreveram no Enem. A solicitação é feita na Página do Participante e requer o envio (upload) dos seguintes itens:

=> Foto atual e nítida, colorida, com fundo branco. O enquandramento deve ser da cabeça aos ombros, de rosto inteiro, sem óculos escuros e artigos como bonés, chapéu, gorro e similares. 

=> Cópia digitalizada do documento de identificação oficial com foto, frente e verso. 

Depois de anexados os documentos, o estudante deve clicar no botão visualizar para imprimir o formulário de solicitação.

Como saber se a solicitação foi aceita?

O andamento da solicitação pode ser consultado na Página do Participante. Os pedidos que forem reprovados serão informados aos participantes por SMS ou E-mail para que nova documentação comprobatória seja apresentada dentro de cinco dias para avaliação. 

Nome social no Enem

O uso do nome social no Enem teve início em 2014, quando 102 participantes transexuais e transgêneros fizeram as provas com o atendimento diferente do nome civil (de nascimento). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira abaixo o número de atendimentos pelo nome social no Enem:

2014: 102 participantes
2015: 278 participantes
2016: 407 participantes
2017: 303 participantes

A queda em 2017 pode estar relacionada à diminuição no número geral de inscritos no Enem, caso a quantidade seja comparada aos anos anteriores.

Enem 2018

As inscrições do Enem 2018 foram encerradas no fim da noite de 18 de maio. Até o último balanço divulgado pelo Inep, haviam sido registrados cerca de 6 milhões de inscritos, número inferior aos 7,5 milhões esperados pelo Ministério da Educação (MEC). 

Leia também: Como vejo se minha inscrição foi confirmada?

Os números de inscritos divulgados no último levantamento não representam o balanço final de inscrições do Enem. A quantidade de participantes confirmados, ou seja, que tiveram isenção ou que pagaram a taxa está prevista para sair nesta segunda-feira (28).

Os locais de prova do Enem 2018 serão informados em outubro. Já o exame será realizado em 4 e 11 de novembro, sendo o primeiro dia voltado para Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação, enquanto o segundo contará com Matemática e Ciências da Natureza. 

O resultado do Enem 2018 é esperado para janeiro de 2019. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 


Relacionados

Enem 2018: número de inscrições confirmadas é o mais baixo desde 2011
Mais de 5,5 milhões de estudantes tiveram a inscrição no Enem 2018 confirmada. O número é o menor registrado desde a edição de 2011, quando 5,4 milhões de inscrições foram confirmadas.
Notícias
Enem 2018: prazo para pagamento da taxa acaba nesta quarta-feira (23)
O prazo para pagamento da taxa do Enem 2018 acaba nesta quarta-feira (23). Valor deve ser pago para inscrição do exame ser confirmada. Boleto é de R$ 82.
Notícias
Enem: queda no número de inscritos é para diminuir prejuízo, diz MEC
O Enem 2018 registrou 5,5 milhões de inscritos, menor número dos últimos 7 anos. De acordo com o MEC, a queda representa uma quantidade mais próxima aos que realmente fazem a prova, o que diminui os prejuízos com os faltosos.
Notícias
MEC abre inscrições para as vagas remanescentes do Fies 2018/1
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai receber inscrições para as vagas remanescentes no processo seletivo 2018. Os prazos variam, conforme a categoria em que o estudante se enquadra e os registros devem ser feitos pela internet.
Notícias
Mais uma universidade portuguesa adere ao Enem para ingresso de brasileiros
O Inep informou que mais uma instituição portuguesa aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso para estudantes brasileiros. Agora, é possível ingressar também no Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA).
Notícias
Matemática Básica: Função Exponencial Enem 2018
Confira uma aula gratuita de Matemática para o Enem. O professor Rodrigo Sacramento explica de forma simples e divertida o tema Função Exponencial. O professor, além de teoria e exercícios, ensinará macetes e dicas para que os alunos fixem a matéria.
Enem
Vestibulares são adiados por causa da greve dos caminhoneiros
Alguns vestibulares foram adiados por causa da greve dos caminhoneiros. Falta de combustível fez com que universidades em vários estados suspendessem também suas aulas.
Notícias