Topo
pesquisar
Em 28/05/2018 00h01, atualizado em 28/05/2018 16h24

Enem 2018: Inep abre prazo para solicitação de uso do nome social

Notícias

Atendimento pode ser solicitado até o dia 3 de junho, na Página do Participante, por travestis e transexuais. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, o prazo para solicitação de atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A documentação será recebida até o dia 3 de junho. 

Solicite o atendimento pelo nome social

O atendimento pelo nome social é um direito garantido aos transexuais e travestis que se inscreveram no Enem. A solicitação é feita na Página do Participante e requer o envio (upload) dos seguintes itens:

=> Foto atual e nítida, colorida, com fundo branco. O enquandramento deve ser da cabeça aos ombros, de rosto inteiro, sem óculos escuros e artigos como bonés, chapéu, gorro e similares. 

=> Cópia digitalizada do documento de identificação oficial com foto, frente e verso. 

Depois de anexados os documentos, o estudante deve clicar no botão visualizar para imprimir o formulário de solicitação.

Como saber se a solicitação foi aceita?

O andamento da solicitação pode ser consultado na Página do Participante. Os pedidos que forem reprovados serão informados aos participantes por SMS ou E-mail para que nova documentação comprobatória seja apresentada dentro de cinco dias para avaliação. 

Nome social no Enem

O uso do nome social no Enem teve início em 2014, quando 102 participantes transexuais e transgêneros fizeram as provas com o atendimento diferente do nome civil (de nascimento). 

Confira abaixo o número de atendimentos pelo nome social no Enem:

2014: 102 participantes
2015: 278 participantes
2016: 407 participantes
2017: 303 participantes

A queda em 2017 pode estar relacionada à diminuição no número geral de inscritos no Enem, caso a quantidade seja comparada aos anos anteriores.

Enem 2018

As inscrições do Enem 2018 foram encerradas no fim da noite de 18 de maio. Até o último balanço divulgado pelo Inep, haviam sido registrados cerca de 6 milhões de inscritos, número inferior aos 7,5 milhões esperados pelo Ministério da Educação (MEC). 

Leia também: Como vejo se minha inscrição foi confirmada?

Os números de inscritos divulgados no último levantamento não representam o balanço final de inscrições do Enem. A quantidade de participantes confirmados, ou seja, que tiveram isenção ou que pagaram a taxa está prevista para sair nesta segunda-feira (28).

Os locais de prova do Enem 2018 serão informados em outubro. Já o exame será realizado em 4 e 11 de novembro, sendo o primeiro dia voltado para Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação, enquanto o segundo contará com Matemática e Ciências da Natureza. 

O resultado do Enem 2018 é esperado para janeiro de 2019. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola