Como estudar para Sociologia no Enem?

Sociologia no Enem pode abordar muitos pensadores e temas importantes, mas existem formas de se preparar com foco para essa prova.
Por Tiago Vechi

lupa sobre cidade abaixo do texto "sociologia"
Sociologia é uma matéria importante na prova do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sociologia é uma das matérias cobradas na prova de humanas do Enem. Suas questões podem tratar de assuntos atuais e ao mesmo tempo abordar pensamentos de escritores clássicos. Por esses motivos, é importante compreender como se preparar para a prova de Sociologia no Enem, mesmo que pareça complicado.

A fim de facilitar a sua trajetória de aprendizado na Sociologia, nós conversamos com dois professores da área para pegar dicas de estudo e estratégias. O nosso bate-papo foi com Arthur Hussne, professor do Poliedro Curso e com José Mantovani, professor do ISO Colégio e Cursos, confira! 

Tópicos deste artigo

Conteúdos mais recentes na prova de Sociologia do Enem

Saber quais conteúdos são mais exigidos na prova de Sociologia do Enem é importante para determinar qual caminho seguir nos estudos. Assim como para identificar e priorizar os assuntos que você tem mais dificuldade.

De acordo com o professor Arthur Hussne, a prova de Sociologia é muito associada a assuntos contemporâneos. Ele dá como exemplos: a sociologia do trabalho, minorias políticas, direito das mulheres, movimento negro e movimento LGBTQIA+.

O professor José Mantovani também destaca a sociologia do trabalho e comenta de mais três assuntos que merecem atenção. Ele cita:

  • 1º O estudo sobre as manifestações culturais brasileiras e sua importância para compreender a identidade nacional;

  • 2º Os impactos sociais da Revolução Industrial e sua influência para a sociologia como ciência, e consequentemente as teorias clássicas; 

  • 3º A sociologia contemporânea e o eixo temático sobre cidadania, essencial para sociologia e para a prova de redação.

Fontes de estudo para Sociologia no Enem

A produção bibliográfica da Sociologia é muito extensa e cada livro tem a sua forma de contribuir para o desenvolvimento dos estudantes. Entretanto, quais são as fontes que mais contribuem para fazer uma boa prova no Enem? 

O professor José Mantovani indica livros para cada uma das áreas mais cobradas da prova de Sociologia no Enem. Começando pela sociologia do trabalho, o professor recomenda os autores Ricardo Antunes e David Harvey.

Passando para os estudos sobre cultura brasileira, o educador cita as obras "Casa Grande e Senzala" do Gilberto Freyre, "Os Donos do Poder" de Raimundo Faoro, " A Integração do Negro na Sociedade de Classes" de Florestan Fernandes. Sem deixar de lado outros grandes nomes como Darcy Ribeiro, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior e Celso Furtado.

Agora, ao falar da sociologia contemporânea, José recomenda "Mulher, Raça e Classe" da escritora  Angela Davis. O destaque dessa obra é a profundidade de entendimento sobre as questões de gênero, etnia e classe, segundo Mantovani.

Por fim, o professor relembra a importância dos clássicos da Sociologia: Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber.

Técnicas de estudo para Sociologia no Enem

Em relação à estratégia de estudo para a prova de Sociologia no Enem, o professor Arthur Hussne ressalta o valor dos exercícios. Segundo ele, resolver questões é a melhor forma de simular as condições da prova.

Outra vantagem da resolução de exercícios é que ela te ajuda a identificar os assuntos que mais aparecem nas provas e quais você tem dificuldade. Dessa forma, é possível estudar com mais foco naquilo que mais importa.

Não caia nas pegadinhas de Sociologia do Enem

A prova do Enem tem o costume de trazer pegadinhas que testam a atenção aos detalhes dos candidatos. Na prova de Sociologia, isso pode ficar ainda mais complicado devido à vastidão de conceitos complexos que podem ser desenvolvidos. 

Ambos os professores sinalizam a importância de analisar as palavras com calma e identificar o que está sendo pedido na questão. José Mantovani ainda destaca palavras que exigem cuidado na hora de escolher a resposta, termos generalizantes como "unicamente", "somente", "exclusivamente", entre outros, são perigosos quando lidamos com ciência.

Técnicas de resolução da prova de Sociologia no Enem 

O Enem é uma prova extensa e que aborda assuntos muito variados, mas existem estratégias que podem te ajudar a potencializar seu resultado. De acordo com José Mantovani, olhar o tema da redação pode ajudar bastante na resolução de algumas questões de sociologia e filosofia, pois muitas vezes os assuntos nessas provas se relacionam. 

Outra dica notória fornecida pelo professor é realizar as questões mais simples primeiro, para poupar energia. O educador Arthur Hussne destaca a importância de levar a sua individualidade em consideração ao decidir a estratégia de prova, reflita sobre quanto conhecimento você tem da matéria e o tempo que demora para responder as perguntas. 

Repertório cultural para a prova de Sociologia no Enem

Nem só de ler textos e responder questionários vive o vestibulando, então aqui vão algumas dicas do professor José Mantovani de como se preparar para a prova de Sociologia no Enem com outros tipos de conteúdo, veja o vídeo: