Whatsapp
Em 25/09/2015 15h30 , atualizado em 25/09/2015 16h04

Cartão de Confirmação do Enem 2015 será liberado em alguns dias

Notícias

Locais de prova serão consultados apenas pelo site do exame. Informação foi divulgada pelo Inep. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 25 de setembro, que o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 será divulgado nos próximos dias. As provas serão realizadas em 24 e 25 de outubro

Leia também: Falta um mês para o Enem - confira dicas para se dar bem nas provas

Nas edições anteriores o cartão era enviado para a residência do participante e também ficava disponível para impressão no site do Enem. Neste ano, o documento poderá ser acessado exclusivamente pela internet, na Página do Participante. O acesso é feito por meio do CPF utilizado na inscrição e senha, além do preenchimento dos caracteres de segurança. Em 2014, as informações ficaram disponíveis para os alunos em 27 de outubro, 11 dias antes das provas. 

O Cartão

O Cartão de Confirmação é muito importante para o participante do Enem, pois é neste documento que estão as informações necessárias para a realização do exame, cuja principal trata-se do local de realização da prova (instituição de ensino, andar e sala). Além disso, estão presentes também os dados dos estudante, Língua Estrangeira escolhida, necessidade de atendimento especial ou especializado (quando for o caso) e opção pela utilização das notas para obtenção do Certificado do Ensino Médio. 

O estudante não é obrigado a levar o Cartão de Confirmação para o exame, já que o ingresso em sala de aula é feito por meio do documento de identificação com foto. No entanto, o seu uso é recomendado pelo Inep, já que nele constam as informações de acesso aos locais de prova e outros dados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os locais de prova são informados ao estudante exclusivamente para fins de conhecimento, pois não é permitida a troca do estabelecimento de realização do exame. Caso o cartão do participante contenha algum dado errado ou faltando, a recomendação é que entre em contato pelo 0800 616161 e informe o problema. 

Enem 2015

A edição de 2015 do Enem será realizada em 24 e 25 de outubro, a partir das 13h30, mas os portões serão fechados às 13h. O  intervalo de 30 minutos é uma novidade deste ano e tem como objetivo possibilitar maior tempo para procedimentos de segurança e instruções necessárias. 

Outra mudança é o momento da abertura dos malotes, cuja realização será na presença dos estudantes, dentro das salas de aulas. A medida pretende evitar o vazamento de questões das provas ou tema da Redação, como os casos registrados em 2014. 

O primeiro dia exame terá 4h30 de duração e será constituído de 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, as provas serão compostas por 90 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação, totalizando 5h30.

Os gabaritos estão previstos para até três dias após a realização das provas. O Inep espera que o resultado do Enem esteja disponível antes do Natal. 

Por Lorraine Vilela

Relacionados
Não deixe o inglês diminuir suas chances de ingressar na universidade. Confira nossas dicas para o Enem e arrase nas provas!
O Inep divulgou hoje (31) as inscrições confirmadas do Enem 2015. O Exame terá 7,7 milhões de participantes, contra os 8,7 milhões do ano passado.
O Inep informou que o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem estará disponível até o final desta semana, exclusivamente pela internet.
Daqui a exatamente um mês, em 24 de outubro, começa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Confira dicas para se dar bem nas provas.
A UFJF abriu na tarde de hoje (29) as inscrições do PISM e do Vestibular 2016. Prazo se encerra em 22 de outubro. No total, são oferecidas 1515 vagas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES