Tire suas dúvidas sobre o resultado do Enem 2022

Saiba quando e como acessar resultado e onde usar notas do exame educacional

Em 08/02/2023 15h33 , atualizado em 08/02/2023 16h58
Por Silvia Tancredi
Resultado do Enem 2022 sairá amanhã (8)

O resultado do Enem 2022 será antecipado para amanhã, 9 de fevereiro. Essa informação está gerando ansiedade nos participantes, que têm se manifestado nas redes sociais.

Alguns inscritos também estão revelando ter dúvidas sobre as notas do Enem 2022. Entre os principais questionamentos, estão onde, quando e como ver o desempenho no exame educacional.

Outros estudantes estão se perguntando como as referidas notas são calculadas. Também há dúvidas sobre como é feita a correção da redação do Enem 2022.

Por fim, alguns participantes querem saber onde podem usar as notas do Enem 2022 para ingressar no ensino superior. Então, separamos as principais dúvidas sobre o resultado do Enem e as respondemos para você, estudante. 

Dúvidas sobre o resultado do Enem 2022

Qual a data e o horário do resultado do Enem 2022?

Conforme o ministro da educação, Camilo Santana, as notas do Enem 2022 poderão ser acessadas nesta quinta-feira, 9 de fevereiro. O horário ainda não foi informado.

Onde posso acessar o resultado do Enem 2022?

Os mais de 3 milhões de inscritos poderão consultar as notas na Página do Participante do Enem.

O que faço se esqueci minha senha do site do Enem?

Caso você tenha esquecido sua senha do Enem, você pode tentar recuperá-la. Para isso, basta acessar a Página do Participante, clicar no ícone azul escrito "Página do Participante - Entrar com gov.br". 

Na portal gov.br, digite o seu CPF, clique em Esqueci minha senha. É possível recuperar a senha por diversas maneiras, tais como: validação facial (para usuários com título de eleitor digital ou Carteira Nacional de Habilitação digital); bancos credenciados, endereço de e-mail e número de telefone. 

Quanto preciso tirar para passar no Enem?

No Enem não existe lista de aprovados, portanto, não tem como passar no exame. O Enem não é um processo seletivo como os vestibulares tradicionais das universidades. No entanto, o participante pode usar a nota do Enem para ser aprovado em uma instituição de ensino superior.

Como posso saber se fui bem ou não nas provas?

Você pode comparar a sua pontuação com as notas máxima e mínima divulgadas pelo  Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quanto mais próxima da maior nota, melhor o seu desempenho. 

Como faço para calcular a minha média do Enem? 

A média simples do Enem é composta pela soma de todas as provas objetivas e da Redação, cujo total deve ser dividido por cinco. Caso uma instituição adote peso para cada uma das provas do Enem, a média será a soma das cinco notas divididas pela soma dos pesos. Para simplificar, elaboramos uma ferramenta que calcula a média do Enem.

Como posso calcular a minha nota?

A nota do Enem não pode ser calculada pelo estudante, pois o Inep utiliza um método que é conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI). Achou estranho? Em poucas palavras, o cálculo leva em consideração o número de acertos em determinada questão, possibilidade de acerto em caso de chute (que determina se a pergunta é considerada fácil ou difícil), entre outros fatores. 

E, se não concordar com as notas do Enem, o que faço?

Conforme o Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) que organiza o exame, recursos contra o as notas do Enem não são aceitos.

Terei acesso ao espelho da redação do Enem 2022?

Não. No dia do resultado do Enem somente são liberadas as notas das provas objetivas e da redação. A consulta ao espelho da redação geralmente é feita cerca de dois meses depois da liberação das notas.

Fiz o Enem 2022 como treineiro. Posso ver minhas notas?

Não. Treineiros, ou seja, quem fez o Enem apenas para conhecer a prova somente terá acesso às notas do mesmo dia em que for divulgado o espelho da redação.

Onde posso usar as minhas notas do Enem 2022?

Com as notas do Enem 2022 será possível participar dos programas do Ministério da Educação que oferecem vagas no ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (SiSU); Programa Universidade para Todos (ProUni); e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Veja os cronogramas:

SiSU 2023/1

O programa oferece vagas em instituições públicas. Veja abaixo as principais datas do SiSU 2023:

  • Inscrições - 16 a 24 de fevereiro

  • Resultado - 28 de fevereiro

  • Matrículas: 2 a 8 de março

  • Manifestação de interesse na lista de espera - 28 de fevereiro a 8 de março

ProUni 2023/1

O programa disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares. Veja as principais datas do ProUni 2023/1:

  • Inscrições - 28 de fevereiro a 3 de março

  • 1ª chamada - 7 de março

  • Comprovação de informações da 1ª chamada - 7 a 16 de março

  • 2ª chamada - 21 de março

  • Comprovação de informações da 2ª chamada - 21 a 30 de março

Fies 2023/1

O programa conta com financiamentos em universidades particulares. Abaixo as principais datas:

  • Inscrições – 7 a 10 de março

  • Resultado – 14 de março

Os estudantes também poderão usar as notas do Enem 2022 para participar de vestibulares. Muitas instituições públicas e particulares aceitam o Enem em substituição às provas de vestibular ou como parte da nota.

Leia também: quais universidades usam as notas do Enem

Uma outra opção é usar as notas do Enem para estudar em Portugal. Mais de 50 instituições portuguesas aceitam o Enem para ingresso de estudantes brasileiros. Os cursos não são gratuitos.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.