Resultado do Fies 2020/2 está liberado
Pré-selecionados têm até o dia 6 para complementar informações. Demais candidatos devem acompanhar a lista de espera.
O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta terça-feira, 4 de agosto, o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2 e abriu o prazo de lista de espera.
Os candidatos pré-selecionados devem complementar as informações da inscrição no sistema do Fies até o dia 6 de agosto para que possam fazer a contratação do financiamento.
Após fazer a complementação da inscrição o candidato deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia subsequente ao da complementação.
Depois, é necessário comparecer a um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil depois da data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação para formalizar a contratação.
Lista de Espera
Os candidatos que não foram pré-selecionados serão automaticamente incluídos em lista de espera. Esses participantes deverão acompanhar a página do Fies até o dia 31 de agosto para saber se serão pré-selecionados.
O participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá complementar sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de três dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção.
Vagas
Esta edição do Fies ofereceu 30 mil vagas em 1.136 instituições de ensino. De acordo com o MEC, para o ano de 2020 foram disponibilizadas 100 mil vagas, sendo que as demais foram distribuídas na edição do primeiro semestre.
O Fies 2020/2
O período das inscrições do Fies estava previsto para ser realizado de 21 a 24 de julho, mas as inscrições foram adiadas para os dias 28 a 31 de julho, após o MEC alegar inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino.
O Fies recebeu 107.875 inscritos e puderam participar da seletiva somente as pessoas que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançaram média de 450 pontos no exame sem zerar a redação. Além disso, o candidato também precisou comprovar renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.
A partir desta edição do Fies a modalidade P-Fies deixou de fazer parte da seleção. O P-Fies oferecia financiamento de 50% do curso, tinha juros definidos pelos bancos e o número de vagas não era predefinido. O programa mudará de nome, mas ainda não foram divulgadas novas informações.
Para mais informações acesse o Site do Fies ou consulte o edital.