ProUni 2020: MEC informa datas de inscrições e resultado
Inscrições para o ProUni do primeiro semestre vão abrir no dia 28 de janeiro, dia do resultado do SiSU 2020/1.
Nesta segunda-feira, 23 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) informou o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020. A edição do primeiro semestre receberá inscrições entre os dias 28 e 31 de janeiro.
Saiba tudo sobre o ProUni 2020
Poderão participar do ProUni 2020 apenas os estudantes que fizeram as provas do Enem 2019 e conseguirem média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. O resultado do Enem 2019 será divulgado no dia 17 de janeiro.
Veja as datas do ProUni 2020
Inscrições: 28 a 31 de janeiro
Resultado: 4 de fevereiro
Comprovação das informações: 4 a 11 de fevereiro (primeira chamada)
Registro no SisProUni: 4 a 14 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro
Comprovação das informações: 18 a 28 de fevereiro (segunda chamada)
Registro no SisProUni: 18 de fevereiro a 3 de março
Quem pode participar do ProUni
Além de ter feito o Enem, o candidato precisa ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular. Estudantes que concluíram o ensino médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou Enem (2009 a 2016) e pessoas com deficiência também podem participar do ProUni.
Bolsas parciais: para estudantes com renda familiar mensal de até três salários mínimos por membro da família;
Bolsas integrais: para estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
O ProUni também permite a participação de professores do ensino básico na rede pública, desde que concorram às vagas em cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. Neste caso, não é preciso comprovar renda nem onde concluiu o ensino médio.
Novidades do ProUni 2020
O MEC ainda não divulgou o edital com as regras do ProUni 2020, mas nenhuma grande mudança deve acontecer. Por enquanto, a única novidade anunciada é a possibilidade das faculdades oferecerem bolsas adicionais em cursos a distância, desde que integrais. As bolsas adicionais são aquelas oferecidas além do acertado no termo de adesão assinado com o MEC. Antes, essas bolsas eram restritas aos cursos presenciais.