Movimentos sociais no Enem: saiba como eles podem ser cobrados na prova

Os movimentos sociais são relacionados com diversos temas, veja como se preparar para questões sobre este assunto

Em 17/10/2023 00h01 , atualizado em 17/10/2023 07h31
Por Tiago Vechi
Movimentos sociais existem há séculos no Brasil
Crédito da Imagem: Shutterstock

Os movimentos sociais no Enem podem ser abordados por várias perspectivas e relacionados a uma ampla gama de temas. É preciso estar atualizado sobre o assunto e também é necessário compreender o contexto em que estes movimentos sociais estão inseridos. 

Existem movimentos sociais que lutam pelos direitos das pessoas negras, das mulheres, das populações tradicionais e também há movimentos voltados para defender a natureza e os animais. Com o intuito de compreender melhor o mundo dos movimentos sociais e sua possíveis abordagens no Enem, fomos conversar com Rodrigo Leite, professor de Geografia do Colégio ISO.

 Leia o que descobrimos!

Definição de movimentos sociais

Segundo o professor de Geografia, os movimentos sociais representam organizações e setores da nossa sociedade em lutas, causas sociais e politicas. São organizações de pessoas em prol de um objetivo ou transformação social.

Os movimentos sociais são parte integrante da sociedade democrática e motores de mudanças e conquistas de direitos. Apesar de os movimentos sociais poderem ser associados a partidos políticos ou não, eles não são instituições governamentais. 

Principais movimentos sociais atuais

Existem muitos movimentos sociais, mas alguns possuem mais proeminência, seja pelo contexto histórico, seja por acontecimentos específicos. Dizer que existem movimentos sociais principais é complicado, pois isso traz a inferência de que existem causas mais importantes que outras e não estamos na posição de fazer este julgamento.

Entretanto, existem movimentos sociais com mais força de mobilização que outros. Dentro deste ponto de vista, o professor Rodrigo nos listou os principais movimentos sociais, atualmente, no Brasil: 

Características dos movimentos sociais

Os movimentos sociais lutam por causas específicas e cada um possui suas características próprias. Mas, isso não significa que não existem aspectos comuns na maior parte dos movimentos sociais. Algumas de características são:

1- Uma ideologia que estabeleça as diretrizes do movimento

2- Estruturas hierárquicas com líderes

3- Organização de ações coletivas

4- Manifestações em forma de passeatas, carreatas, greves, fechamento de ruas, panfletagem, ações diretas...

Tipos de movimentos sociais

Os movimentos sociais podem ser divididos em duas categorias. Esta classificação determina o tipo do movimento social em questão a partir dos seus objetivos, observe:

  1. Conjuntural: movimento social de curto prazo com demandas específicas relacionadas a um tema. Por exemplo, manifestações por conta da falta de vagas em creches.
  2. Estrutural: movimento social de longo prazo que visa transformações mais profundas na sociedade. Os movimentos feministas e das pessoas LGBTQIA+ são exemplos deste tipo.

Percebe-se que os movimentos sociais não são manifestações populares que surgem sem maiores explicações, há sempre uma causa, um objetivo em questão. É importante lembrar que movimentos sociais podem ser favoráveis ou desfavoráveis ao governo vigente. 

Questões de Movimentos sociais no Enem

Confira alguns exemplos de como os movimentos sociais já foram cobrados nas provas do Enem:

Enem 2019 / 1º dia / Caderno Azul
Enem 2020 / 1º dia / Caderno azul
Enem 2015 / 1º dia / Caderno azul

Confira o gabarito destas questões e o restante dos exames na nossa página de provas e gabaritos.

Primeiro grande movimento social brasileiro

A história dos movimentos sociais brasileiros é muito antiga, mas o quão antiga ela é? Para responder esta pergunta, questionamos o professor sobre o primeiro movimento social do Brasil. 

Segundo o Rodrigo nos disse, o primeiro movimento social brasileiro foi a causa abolicionista, que iniciou em 1868 e terminou em 1888 com o fim da escravidão. Dentre vários nomes que se envolveram na luta abolicionista estão André Rebouças, Luís Gama, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e Castro Alves.

O movimento abolicionista não contava apenas coma participação de pessoas livres, a resistência dos escravizados foi muito importante para a aprovação da Lei Áurea. Várias formas de resistência foram utilizadas, desde fugas para os Quilombos até reações violentas contra os senhores e feitores.

Temas mais recorrentes sobre movimentos sociais no Enem

É possível perceber que são muitos assuntos relacionados aos movimentos sociais que podem ser estudados.  Por isso, questionamos o professor de Geografia sobre os temas mais recorrentes no Enem relacionados a movimentos sociais, ele respondeu:

No Enem é comum vir questões sobre os conflitos no campo brasileiro, problemas dos imigrantes e refugiados, questões sobre o racismo, favelização e problemas de reconhecimento de terras dos índios.

O educador também salientou a importância deste tema para a redação, como ocorreu em 2022 com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".