MEC e Inep realizam pesquisa sobre a participação nas provas do Enem 2023
Questionário pode ser respondido por todos os estudantes que se inscreveram no Enem 2023
Estudantes que fizeram as provas do Enem 2023 poderão participar de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A iniciativa conta com apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O estudo possui objetivo de levantar informações dos próprios candidatos para o aperfeiçoamento da aplicação do exame nas próximas edições. O questionário da pesquisa estará disponível para responder até o dia 8 de março e será enviado ao e-mail de todos os inscritos da última edição do Enem.
Mais de 2,7 milhões de estudantes fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. As notas do exame podem ser utilizadas para o ingresso no ensino superior por meio de processos seletivos organizados pelo MEC.
Confira também: MEC apresenta o Fies Social, nova versão do programa de financiamento da educação superior
Pesquisa sobre o Enem 2023
A pesquisa sobre o Enem 2023 será enviada no endereço de e-mail de cada participante que se inscreveu nas provas da última edição do exame.
Os estudantes responderão a perguntas que abordam desde o processo de preparação para a prova até a logística de deslocamento ao local de aplicação. Será possível responder às perguntas desta pesquisa até o dia 8 de março.
Vale lembrar que no ano passado, muitos participantes foram alocados em locais de prova acima dos 30 quilômetros de suas residências. Com isso, esses estudantes puderam solicitar a participação na reaplicação do Enem.
Como funciona a pesquisa sobre o Enem 2023?
Todos os inscritos do Enem 2023 receberão via e-mail o link da pesquisa do MEC e Inep. Antes de começar a responder, o estudante precisa verificar seus dados e responder à seguinte pergunta "Você deseja participar da pesquisa 'Participação dos Estudantes no Enem 2023'?".
Ao indicar "SIM", o participante poderá iniciar as respostas do questionário. Após concluir, não será possível responder novamente às questões do estudo.
Assim que efetivar a participação na pesquisa, o estudante não poderá acessar mais a ferramenta do estudo. O link para participação é pessoal e intransferível, enfatiza o Inep.
Enem 2024
O Enem 2024 deve ser realizado no mesmo formato que as edições anteriores da avaliação. O MEC ainda não divulgou as datas de aplicação das provas, tampouco o edital com as regras.
Geralmente, o Enem acontece em dois domingos consecutivos, no período vespertino, no mês de novembro.
Fique por dentro de tudo sobre o Enem aqui!