Gabarito oficial do Enem 2017 já pode ser conferido
Não há possibilidade de interposição de recursos. Resultado será publicado até 19 de janeiro.
Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem conferir os gabaritos oficiais das provas objetivas, aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Os arquivos estão disponíveis na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem, junto com os cadernos de questões de cada dia, e de cada cor.
Confira o gabarito oficial do Enem 2017
Vale ressaltar que o gabarito oficial é divulgado somente para simples conferência e que, portanto, não há possibilidades de interposição de recursos. Além disso, o candidato descobre a quantidade de erros e acertos, mas não consegue calcular sua nota, já que o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Nos dois dias, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante de Campinas/SP, realizou a correção comentada das provas. A resolução aconteceu de forma gratuita e em tempo real e foi publicada nesta página.
Provas
Nesta edição, o Enem contou com um formato inédito: a realização em dois domingos consecutivos. No primeiro, os estudantes tiveram 5h30 para responder 90 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias e produzir a Redação, cujo tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
Já no segundo, foram concedidas 4h30 para a resolução de outras 90 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Veja a correção comentada do Enem 2017
Acesse o comentário da redação do Enem 2017
Haverá reaplicação do primeiro dia de provas do Enem 2017, no dia 12 de dezembro, para 3.581 candidatos, em virtude da falta de energia em nove estabelecimentos situados em Teresina/PI, Olinda/PE e Uruaçu/GO e outros motivos relatados em casos individuais.
Enem 2017
Dos 6.731.344 candidatos que tiveram a inscrição confirmada, 4.724.519 compareceram no primeiro dia e 4.574.895 estiveram presentes no segundo, o que resultou em um índice de abstenção de 29,8% e 32%, respectivamente.
Nesta edição, 853 participantes foram eliminados, sendo 2 por recusa da coleta do dado biométrico, 9 por porte de objetos proibidos identificados pelos detectores de metal e 842 pelo descumprimento de regras gerais do Edital, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros.
Os atendimentos especiais chegaram a 58.576 no Enem 2017, sendo 41.284 especializados, 16.986 específicos e 306 por nome social. Já os recursos de acessibilidade, a exemplo da videoprova traduzida em Libras, foram utilizados por 48.541 candidatos.
Resultado
A divulgação do resultado está prevista para 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU); no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, ainda, para ingresso em 27 universidades de Portugal.
Mais informações podem ser obtidas no Edital do Enem 2017 ou neste site.