Gabarito oficial do Enem 2024 está disponível. Conheça sistema TRI, que calcula nota do exame
Sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método escolhido pelo Inep para calcular as notas do exame
O gabarito oficial do Enem 2024 saiu na manhã de hoje, 14 de novembro. As notas do exame são calculadas por meio do Sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o método escolhido pelo Inep.
Calcular a nota do Enem não é tão simples como em boa parte dos vestibulares, por isso é interessante que os participantes do Enem 2024 saibam como funciona a TRI e as suas características.
Vale lembrar que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixera (Inep) não aceita recursos contra o gabarito divulgado hoje. Entretanto, a questão 100 da prova de Ciências da Natureza foi anulada.
O resultado do Enem 2024 sairá no dia 13 de janeiro de 2025. Com as notas do exame, os estudantes podem ingressar no ensino superior.
Enem 2024: confira onde usar as notas do exame educacional
O que é Sistema TRI do Enem?
De acordo com este documento "Entenda sua nota do Enem", divulgado pelo Inep, a TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens.
O Sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI) define ainda que, antes da atribuição de uma nota à prova, é criada uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes, levando em consideração três aspectos:
-
Capacidade de discriminação, distinguindo os candidatos que têm a proficiência requisitada daqueles que não a tem (por exemplo, se o participante é bom em Matemática e/ou Ciências Humanas);
-
Grau de dificuldade de cada questão: fácil, médio ou difícil;
-
Controle de acerto casual (chute).
O sistema TRI do Enem entende, por exemplo, que o participante que acertou apenas questões consideradas mais fáceis deveria ter nota maior do que aquele que acertou apenas perguntas mais difíceis.
Na prática, conforme a TRI, a chance de o estudante saber realmente as respostas das questões mais fáceis é maior do que a possibilidade de que ele saiba o teor das perguntas difíceis, uma vez que, nesse último caso, o aluno pode ter “chutado” a resposta.
Segundo o Inep, um aspecto importante da TRI é que ela considera a particularidade de cada item. Assim, as notas não dependem do total de itens da prova, mas de cada item que a compõe.
A TRI não é um método utilizado somente no Enem. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela é usada no Scholastic Aptitude Test (SAT), uma prova que se assemelha ao exame brasileiro.
Veja também:
Como foi o Enem 2024?
No primeiro dia do Enem 2024, os estudantes responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.
A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.
Os participantes também produziram uma redação, cujo tema foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Confira os comentários sobre o tema da redação do Enem 2024
Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.
2ª dia do Enem 2024
No 2º dia do Enem 2024, os estudantes responderam 45 questões objetivas de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.
Professores consideram a prova de Matemática do Enem 2024 com dificuldade semelhante a de anos anteriores e previsível quanto aos conteúdos que foram cobrados.
A prova de Ciências da Natureza do Enem 2024 equilibrou bem as disciplinas de Biologia, Química e Física. No gera, os professores consideraram as questões com dificuldade média a fácil.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.