Federal de Pernambuco anuncia adesão total ao SiSU
Nota obtida no Enem vai substituir o vestibular tradicional. Provas para seleção do CTG continuarão sendo aplicadas.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiu substituir o vestibular pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como forma de ingresso. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 3 de abril, após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. A instituição vai aderir ao programa de forma integral já a partir deste ano.
Receba conteúdos para vestibular no seu celular
A extinção do Vestibular foi aprovada após uma votação realizada com a participação de 40 conselheiros. No pleito, somente 2 votaram contra a adesão, enquanto outros dois se abstiveram. Mesmo com a adesão integral ao programa, o Vestibular de meio de ano para o conjunto das engenharias (CTG) continuará sendo aplicado pelo Covest, assim como os testes de habilidades específicas e a terceira fase de Química.
A UFPE foi a última universidade do nordeste a decidir utilizar o SiSU como forma de ingresso. Das 63 universidades federais brasileiras, 54 já adotaram o sistema como forma de seleção, parcial ou total.
Nos anos anteriores a nota do Enem era utilizada apenas na primeira fase do processo seletivo da UFPE, sendo a segunda etapa realizada com provas aplicadas pelo Covest. Em 2014, a universidade ofereceu 6.607 vagas em 97 cursos. Apenas os cursos de Oceanografia e Estatística ofereciam postos pelo SiSU, 55 no total.
A Universidade divulgará mais informações sobre a adesão ainda hoje.
Por Jéssica Gonçalves