Entenda a logística adotada pelo Inep na aplicação das provas do Enem 2022
Quase meio milhão de pessoas estão envolvidas na aplicação das provas do Enem 2022
O Enem 2022 começou a ser aplicado neste domingo (13). As provas do primeiro dia terão início às 13h30 e seguem até às 19h. Os portões de acesso aos locais de prova foram fechados agora há pouco, às 13h.
A entrega dos cadernos de provas foi concluída às 11h08 (horário de Brasília) de hoje (13).
São quase meio milhão de pessoas envolvidas nos trabalhos de aplicação do Enem 2022.
Entre as atividades desempenhadas quanto à realização do exame estão: processos de elaboração, impressão, armazenamento, segurança, distribuição e aplicação das provas.
Números do Enem 2022
O Enem 2022 recebeu entre os dias 10 e 21 de maio deste ano um total de 3.396.632 inscrições.
Desse total, são 3.331.566 candidatos devem fazer a prova impressa e outros 65.066 se inscrevaram para fazer a versão digital do exame.
Confira algumas informações em números sobre o Enem 2022:
-
1.747 municípios aplicarão o exame
-
São cerca de 11 mil locais de provas
-
As coordenaçoes totalizam aproximadamente 12 mil coordenações
-
São cerca de 153 mil salas de realização da avaliação
-
30 mil fiscais volantes
-
44 mil fiscais de banheiros
-
1,8 mil coordenadores municipais
-
44 coordenadores estaduais
-
12 mil assistentes de local
-
44 mil aplicadores regulares
-
15 mil alicadores especializados
Aplicação do Enem 2022
Todos os profissionais e pessoas envolvidas na aplicação do Enem 2022 passaram por capacitação na intenção de padronizar os procedimentos adotados, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os treinamentos foram realizados para colaboradores estaduais, coordenadores municipais, coordenadores de local de prova, aplicadores regulares e especializados, ficais, certificadores, policiais, bombeiros, corretores de redação, bem como a outros envolvidos.
O Inep é responsável por monitorar todas as etapas do Enem, desde a publicação do edital (que neste ano ocorreu em abril) até a divulgação dos resultados.
Como funciona a logística de aplicação do Enem?
Armazenamento
As provas do Enem ficaram prontas no início deste segundo semestre. Os cadernos de provas ficaram armazenados em galpões logísticos, com segurança máxima.
Containers desmontáveis leves (CDL) são os locais em que mantiveram as provas guardadas. E são separados por município de aplicação.
Regionalização
As provas do Enem são expedidas para as capitais dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
O procedimento é realizado com apoio com Polícia Militar (PM) ou da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As polícias são responsáveis por manter os galpões logísticos sob vigilância até o dia de aplicação do exame.
Interiorização
Essa etapa é formada pelo envio dos malotes até os pontos de guarda temporária nas cidades onde haverá a aplicação. O procedimento conta com escolta policial, bem como o suporte de dispositivos de segurança para preservação do sigilo.
Distribuição
Participam dessa etapa: profissionais dos Correios, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil de todos os estados.
Trabalham profissionais do transporte, segurança e distribuição.
Todos os malotes com os cadernos de provas do Enem são mantidos com lacres físicos. Esses pacotes são abertos nas salas de aplicação do exame com a presença dos candidatos após às 13h do dia de realização do exame.
Esse procedimento é feito na presença de um certificador da Rede Nacional de Certificadores (RNC) e de dois participantes escolhidos de maneira aleatória.
Logística Reversa
A etapa é iniciada com o recolhimento dos malotes contendo o Cartão-Resposta, folha de redação, bem como demais documentos com as folhas de presença.
Esses materiais são encaminhados às centrais de correção do consórcio aplicador, também sob escolta policial e monitoramento do transporte pelo satélite. Os trabalhos contam com um sistema de segurança máxima da carga transportada.
Correção e resultados
Em seguida será iniciada a correção das provas. Com a definição das notas da provas objetivas e redação, o Inep processa o resultado gerando o Boletim de Desempenho. O documento é liberado na página do participante, geralmente em janeiro do próximo ano.