Enem 2024: professores analisam tema da redação sobre herança africana no Brasil
Oferecimento:
Especialistas comentam tema da redação do Enem 2024 sobre desafios para a valorização da herança africana no Brasil
A redação do Enem 2024 abordou o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Neste domingo (3), mais de 4,3 milhões de participantes fazem provas do primeiro dia do exame que além da produção textual contam com questões de Linguagens e Ciências Humanas.
O tema não era esperado, uma vez que apostas como mudanças climáticas eram mais sugeridas para o tema, segundo Gabrielle Cavalin, coordenadora geral de redação do Poliedro Colégio e Curso.
A proposta temática deste ano faz um convite ao candidato do Enem a refletir sobre a importância da herança da cultura africana sobre a sociedade brasileira. "Inegavelmente, devem ter sido levados em conta os 300 anos de escravidão e também todos os costumes, tradições, influências, como da gastronomia, da dança, da religião, sobre os brasileiros", afirma Maria Aparecida Custódio, professora de Redação do Objetivo.
O tema é absolutamente relevante para ser discutido pelos jovens brasileiros, considera Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH. O educador enfatiza que o tema central não se refere diretamente ao racismo ou desigualdade racial, mas sim ao resgate da valorização dos aspectos culturais africanos que são importantes para a formação do que se entende como cultura brasileira.
Além da escrita textual, candidatos respondem hoje (3) a 45 questões objetivas de Ciências Humanas e outras 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Saiba mais: Diversidade cultural africana e suas tradições
Análise sobre o tema da redação do Enem 2024
O tema da redação do Enem 2024 abordou a herança africana no Brasil e solicitou dos participantes que escrevessem um texto dissertativo-argumentativo sobre os desafios da valorização deste assunto. Veja análise de Thiago Braga no vídeo abaixo:
Comentários de professores sobre o tema da redação do Enem 2024
O estudante que estava acompanhando os temas de atualidades não terá dificuldade na escrita deste tema, pondera Mara Coura Linhares, autora de redação do Fibonacci Sistema de Ensino. Já que recentemente foi oficializado o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, como feriado nacional, além de uma atualização na Lei de Cotas com a inclusão da comunidade quilombola como um dos grupos beneficiados pela política de ação afirmativa.
No que se refere à argumentação, o estudante pode recorrer a autores que "evocam e sustentam a cultura africana no Brasil", como é o caso do filósofo quilombola Antônio Bispo dos Santos (Nego do Bispo), que inclusive foi cobrado no Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sugere Jéssica Dorta, coordenadora da equipe de redação do Oficina do Estudante.
Redação do Enem 2024
A redação do Enem 2024 deve ser escrita em até 30 linhas e obedecer o gênero textual dissertativo argumentativo.
Os participantes têm acesso no caderno de prova a textos motivadores que contextualizam a proposta temática da prova do Enem.
Saiba mais: Repertório cultural na redação do Enem
Quais são as competências da redação do Enem?
Fique por dentro de quais são as cinco competências da redação do Enem que definem a nota da produção textual dos participantes:
-
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
-
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
-
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
-
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
-
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Como é corrigida a redação do Enem 2024?
No Enem, cada uma das redações são avaliadas por dois corretores, seguindo as orientações e regras definidas na Cartilha de Redação do Enem 2024, os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências listadas acima.
A nota final da redação do Enem é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.
Se em uma ou mais competências a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos, um terceiro corretor dá a nota daquela competência. Esse terceiro avaliador também é acionado se a diferença da soma total das cinco competências for superior a 100 pontos. Nesse último caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.
Se o terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, presidida por um doutor. Essa banca também é acionada para examinar as redações com nota máxima (1.000).
Live com comentários sobre as provas do Enem 2024
Após as provas do Enem 2024, o Brasil Escola realizará transmissão com professores comentando e resolvendo questões que caíram na prova deste ano. A live terá início após a aplicação do exame a partir das 19h30 nos dois domingos, 3 e 10 de novembro.
Confira: Jornada do Enem - Colete os cristais do conhecimento e chegue mais preparado no Enem
Cobertura especial com dicas para o Enem 2024
O Brasil Escola realiza uma cobertura especial das provas do Enem 2024. São matérias com dicas, falas de especialistas e professores, que ajudarão os candidatos de uma das maiores avaliações realizadas no Brasil.
Além do que é disponibilizado no site, o estudante pode acompanhar conteúdos exclusivos para as redes sociais do Brasil Escola. Clique nos hiperlinks abaixo para seguir:
Fique por dentro de diversas dicas para a prova do Enem nesta página.