Enem 2024: entenda como é corrigida a redação
Oferecimento:
Avaliadores analisam competências como: compreensão do tema, apresentação de repertório cultural e elaboração de uma proposta de intervenção
A redação do Enem 2024 será corrigida por dois avaliadores, que devem levar em conta cinco competências, como compreensão do tema, apresentação de repertório cultural e elaboração de uma proposta de intervenção.
Mais de 3 milhões de estudantes fizeram a prova de redação no último domingo, 3 de novembro. O tema da redação do Enem 2024 foi e "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Professores acharam o tema pertinente e o conectaram com assuntos interligados como a oficialização do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, como feriado nacional, e uma atualização na Lei de Cotas com a inclusão da comunidade quilombola como um dos grupos beneficiados pela política de ação afirmativa.
A maioria dos estudantes aprovou o tema da redação do Enem 2024, mas muitos foram pegos de surpresa por esperarem outros temas como, por exemplo, mudanças climáticas.
Vale lembrar que o Enem 2024 terá outro tema de redação na reaplicação das provas, marcadas para 10 e 11 de dezembro. Mas, todos os participantes terão acesso às notas no dia 13 de janeiro de 2025.
Leia também:
Estudantes comentam tema da redação do Enem 2024
Como é a redação do Enem?
A redação do Enem precisava ter sido produzida no formato dissertativo-argumentativo e contava com a seguinte particularidade: assim como nos anos anteriores, o tema foi uma questão-problema de cunho social. Os inscritos deveriam analisar o assunto em questão e desenvolver uma proposta de intervenção, que é uma possível solução para o problema citado.
Para trabalhar melhor o tema, os estudantes contaram com textos motivadores ou elementos de apoio para o participante (gráficos, charges, mapas, propagandas, obras de arte).
Como é a correção da redação do Enem?
A correção da redação do Enem 2024 será feita por dois corretores, conforme é detalhado neste Cartilha. A avaliação do texto é realizada seguindo as cinco competências listadas abaixo.
Mas, caso haja grande divergência de pontuação, um terceiro avaliador faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências.
Quais são as competências da redação do Enem?
A correção é feita por competências, ou seja, aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual.
-
Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
-
Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
-
Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
-
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
-
Competência 5: Elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Motivos para nota zero na redação do Enem
É possível zerar a redação do Enem. Veja em quais casos o participante tem zero na prova:
-
Fuga total ao tema
-
Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo
-
Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho
-
Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas)
-
Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
-
Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação
-
Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto
-
Parte que esteja desconectada do tema proposto
-
Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico
-
Texto que tenha predominância de língua estrangeira
-
Texto ilegível
Como foi o 1º dia do Enem 2024?
No primeiro dia do Enem 2024, realizado no último domingo (3), os estudantes também responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.
A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.
Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.
No segundo dia do Enem, marcado para o próximo domingo, 10 de novembro, os inscritos devem fazer provas de Matemática e Ciências da Natureza, sendo cada uma 45 questões.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.