O gabarito oficial do Enem 2024 será divulgado no dia 20 de novembro, que será feriado de Consciência Negra. A data da divulgação das respostas, definida pelo Inep, foi informada no Edital do exame.
Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não aceita recursos contra os gabaritos oficiais. Em edições anteriores do exame, apenas algumas questões foram anuladas.
Ao verificar o gabarito, os estudantes podem ter ideia de como saíram nas provas. Em seguida, os alunos podem conferir se os números são suficientes para ingressar em programas de acesso à educação superior do Ministério da Educação (MEC).
Os programas do MEC são:
-
SiSU - O Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em instituiçoes públicas, como universidades federais, universidades estaduais, institutos federais e outros.
-
ProUni - O Programa Universidade para Todos disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares. Mas, para concorrer à vaga, o candidato precisa comprovar que têm baixa renda.
-
Fies - O Fundo de Financiamento Estudantil conta com financiamentos em universidades particulares. O inscrito também precisa comprovar ter baixa renda.
Resultado do Enem 2024
Conforme o cronograma oficial do Enem 2024, o resultado será divulgado aos participantes no dia 13 de janeiro de 2025.
Posteriormente, serão divulgados o espelho da redação e a nota dos treineiros, ou seja, dos estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que fizeram as provas apenas para conhecê-las.
Leia também:
Enem 2024: professores comentam tema da redação e questões do 1º dia em live
É possivel calcular a nota com o gabarito extraoficial do Enem 2024?
Como foi o 1º dia do Enem 2024?
No primeiro dia do Enem 2024, realizado ontem (3), os estudantes responderam 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Professores ressaltaram que foram cobrados temas da atualidade, das mulheres e questões sociais, raciais e culturais. Os profissionais acreditam que o 1º dia de exame foi de nível médio.
A prova de Linguagens exigiu conhecimento cultural dos participantes; já a prova de Ciências Humanas contou com mais questões sobre Brasil, especialmente em história e geografia.
Os participantes também produziram uma redação, cujo tema foi: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Confira os comentários sobre o tema da redação do Enem 2024
Segundo o Inep, dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, mais de 26% faltaram às provas. Outro dado é que 4.999 estudantes foram eliminados.
No segundo dia do Enem, marcado para o próximo domingo, 10 de novembro, os inscritos devem fazer provas de Matemática e Ciências da Natureza, sendo cada uma 45 questões.
Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem 2024.