Dicas para melhorar a argumentação no Enem
A consistência da argumentação no Enem é fundamental para alcançar uma boa pontuação na competência 3 e na nota global da redação, por isso, selecionamos algumas dicas.
As provas do Enem estão chegando e os participantes devem ficar bastante atentos com relação às habilidades e competências que serão avaliadas. Na prova de Redação, por exemplo, mais do que saber redigir um bom texto no que se refere aos aspectos estruturais, os participantes devem selecionar, organizar, interpretar e relacionar argumentos em defesa de seus pontos de vista acerca do tema proposto. Todavia, ter bons argumentos para comprovar aquilo que se diz e/ou afirma não é tarefa fácil. É necessário que os participantes tenham bom nível de leitura durante o período de preparação para a prova e também durante o momento de realização da prova para que possam ler e compreender os comandos e serem capazes de trazer a leitura que fazem do mundo a sua volta para o texto.
Para que você antecipe o seu projeto de texto e tenha mais consistência argumentativa, preparamos algumas dicas para que você possa melhorar a qualidade dos seus argumentos e alcance, assim, uma boa pontuação não somente na competência 3 (a qual avalia a qualidade e pertinência dos argumentos), mas na nota global da prova de Redação do Enem.
Dicas para melhorar a argumentação na prova de Redação do Enem:
1) Selecione apenas os argumentos mais relevantes a respeito do tema. De preferência, escolha aqueles que não sejam do senso comum, já que que os leitores dos textos dissertativos-argumentativos procuram informações que possam agregar àquelas sobre as quais ele já tem conhecimento. Evite, portanto, reproduzir/fazer afirmações óbvias e/ou que já sejam de conhecimento geral, já que possui um espaço de apenas 30 linhas para desenvolver todo o texto;
2) De acordo com a proposta de redação, os participantes devem ler e utilizar os textos motivadores que estão na prova. Assim, selecione as informações mais relevantes relacionadas com a tese que pretende defender ao longo do texto;
3) Ainda de acordo com a proposta de redação, os participantes devem trazer para o texto alguns conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Dessa forma, selecione os argumentos que possam ser comprovados a partir de fatos verídicos, reportagens, pesquisas. É necessário que os participantes comprovem seus argumentos, já que, para conseguir alcançar os objetivos desse tipo de texto – que é informar o leitor a respeito do tema e persuadi-lo quanto ao ponto de vista do autor, – o autor precisa dar credibilidade aos seus argumentos e comprovar aquilo que afirma;
4) Evite fazer generalizações indevidas. São indevidas todas as generalizações que não possam ser comprovadas com fatos. A generalização deve sempre ser evitada, já que as pessoas são e pensam diferentemente e porque existem outras realidades, culturas e sociedades que lidam tranquilamente com aquilo que repudiamos e vice-versa.
Exemplos de generalização indevida:
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“As pessoas só pensam em si”. (Todas as pessoas?)
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“Nunca haverá igualdade entre ricos e pobres no Brasil.” (Será? Como podemos saber?)
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“Somente dessa forma o problema será resolvido.” (Será que só há essa alternativa mesmo?)
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Ninguém se importa com os problemas sociais no Brasil.
5) Mobilize outras vozes no texto para reafirmar ou refutar os argumentos. Mobilizar vozes é fazer citações de outras pessoas, profissionais e autoridades no assunto debatido, para que o autor do texto possa concordar ou refutar. A mobilização de vozes aumenta a credibilidade da argumentação e reforça o posicionamento do autor do texto a respeito do tema proposto.