5 seriados para estudar história para o Enem 2016
Lista criada por professor de história inclui "House of Cards", uma das melhores séries da atualidade.
Mais do que uma forma de relaxar e se divertir, assistir seriados também pode ser uma maneira de complementar os estudos. De um tempo para cá, muitos vestibulandos têm investido nesse hobby para reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula e aliar conhecimento e descontração.
O professor de história da Escola Dínamis, Danilo Zanetti, lembra que a ficção deve ficar em segundo plano neste caso. “Ao assistir os seriados, os candidatos precisam se atentar ao contexto histórico e ao comportamento moral da época”, orienta.
Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, Zanetti listou cinco seriados que podem auxiliar os candidatos a se prepararem para as questões de história.
Para ele, os dois primeiros são os mais importantes para as questões desse ano. “Anos Rebeldes ajuda a entender o Brasil na época da ditadura e House of Cards está relacionado as eleições americanas. São dois assuntos que podem cair nos vestibulares e Enem”, reforça.
Confira a lista:
1. Anos Rebeldes
O seriado brasileiro é inspirado no livro “1968 – O ano que não terminou” de Zuenir Ventura e conta com uma visão romantizada e própria da classe média da época e a cidade do Rio de Janeiro da classe média intelectualizada como cenário. Seus episódios retratam parte da realidade vivida no período da ditadura civil-militar de 1964, tema recorrente nos vestibulares e na contemporaneidade. Zanetti chama atenção para o personagem que representa a presença do empresariado no golpe ocorrido no Brasil e para a suposta influência, durante a exibição sobre o movimento, dos caras-pintadas (1992), protagonistas no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
2. House of Cards
House of Cards*
Na série americana, que é considerada uma das melhores da atualidade, Zanetti afirma que é interessante observar as questões políticas, a disputa de poder e articulações nos bastidores do governo estadunidense. O professor de história lembra que estamos em ano de eleição presidencial nos Estados Unidos e, portanto, assuntos relacionados ao país – como sua independência e constituição, política interna e/ou externa, questão racial – são, frequentemente, cobrados nos vestibulares.
3. The Tudors
Baseada na história de Henrique VIII, “The Tudors” retrata de maneira romântica o surgimento da Igreja Anglicana na Inglaterra no século XVI. Zanetti lembra que Henrique VIII foi o responsável por romper com a Igreja Católica e fundar sua própria igreja, além de se separar de Catarina de Aragão (sua primeira esposa) para casar com Ana Bolena, atitude impensável para a época. Para o professor, a série é um importante auxílio para estudar a Reforma Protestante na Europa e a formação da Igreja Anglicana.
Observação: o seriado retrata cenas de violência e sexo.
4. Roma
Roma**
Quem quiser compreender melhor a cultura greco-romana, base da cultura acidental, e os conflitos e lutas pelo poder de figuras importantes como Júlio César e Marco Antônio, não pode deixar de assistir o seriado “Roma”. Na série, é possível acompanhar a transição da Roma antiga da República ao Império através de uma superprodução com figurinos e fotografias muito similares ao equivalente período histórico, segundo Zanetti.
Observação: o seriado retrata cenas de violência e sexo.
5. Downton Abbey
A série britânica retrata temas presentes nas questões de história e sociologia do vestibular, como a Primeira Guerra Mundial, o luta pelo voto feminino, os conflitos políticos e a decadência do sistema social, conforme o professor. Além disso, a história começa no dia do naufrágio do Titanic e acompanha as consequências do evento na vida de uma família nobre da Inglaterra.
*Créditos da imagem: Featureflash Photo Agency e Shutterstock.com
**Créditos da imagem: Nito e Shutterstock.com