Índice de faltosos do Enem 2012 é de 27,9%

65 candidatos foram eliminados por divulgar imagens das provas em redes sociais.
Em 04/11/2012 19h39 , atualizado em 04/11/2012 19h52 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Terminou às 18h30 deste domingo, 4 de novembro, a edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a abstenção média do Enem 2012 ficou em 27,9%. Isso significa que mais de 1,6 milhões de inscritos faltaram, entre os 5,7 milhões. No ano passado, o índice de abstenção média foi de 26,4% e, em 2010, 28%.

Ontem, 37 participantes foram eliminados por divulgar durante as provas imagens dos cadernos de questões e dos cartões de respostas em redes sociais. Apesar do pedido do Ministério da Educação (MEC) para que isso não acontecesse no segundo dia de provas, hoje outros 28 participantes foram desclassificados pelo mesmo motivo.

Em entrevista coletiva realizada na noite de hoje, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que a prova poderá ser reaplicada para alguns participantes de regiões afetadas por chuvas e/ou falta de energia. A região que mais preocupa é o norte da Bahia e sul de Sergipe, como na cidade de Amargosa/BA. “As fortes chuvas destelharam escolas e causaram queda de energia nessa região”, comentou Mercadante.

Provas

O Enem 2012 começou ontem, dia 3, com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia e química), no total de 90 questões. Neste domingo os candidatos elaboraram uma redação e responderam 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 de Matemática e suas Tecnologias (matemática e física).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O tema da prova de redação do Enem 2012 foi: "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI". As redações serão avaliadas por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Em caso de discrepância superior a 200 pontos, um terceiro corretor ficará encarregado da nota. Persistindo a diferença, uma banca formada por três professores e presidida por um doutor dará a nota final, que varia de 0 a 1.000 pontos.

O Brasil Escola, em parceria do curso e colégio Oficina do Estudante, disponibiliza em tempo real a correção comentada do Enem 2012. O gabarito definitivo será divulgado na próxima quarta-feira, 7 de novembro, e o resultado final do Enem 2012 está previsto para 28 de dezembro.

Por Adriano Lesme