O Enem 2023 ocorrerá daqui a exatamente quatro meses, no dia 5 de novembro. Neste momento, dá para montar um cronograma de estudos e chegar preparado para as provas.
O maior exame educacional cobrará uma redação e questões de disciplinas que os estudantes viram no ensino médio. Em quatro meses, quem se inscreveu no exame poderá estudar os conteúdos desde que se organize.
Com as notas do Enem, os inscritos no Enem poderão participar de programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), por exemplo.
4 meses para o Enem 2023
As provas do Enem 2023 serão realizadas nos domingos 5 e 12 de novembro, com início às 13h30. No primeiro dia, o exame vai até as 19h e, no segundo, até as 18h30.
Veja abaixo a distribuição das questões:
05/11 - 1º dia Enem 2023
-
Redação
-
45 questões objetivas de Linguagens e Códigos
-
45 questões objetivas de Ciências Humanas
12/11 - 2º dia Enem 2023
-
45 questões objetivas de Matemática
-
45 questões objetivas de Ciências da Natureza
Leia também: Enem 2023: saiba quando e como são as provas
O que estudar para o Enem 2023
Os inscritos no Enem 2023 precisam estudar o conteúdo que está na Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Essa matriz é extensa e contém praticamente todo o conteúdo visto ao longo do ensino médio.
Confira o que estudar para o Enem 2023
Rotina de estudos para o Enem
Organizar uma rotina de estudos bem planejada. Essa é a dica de Lucas Rodrigues, que fez o SiSU 2023/2 e passou em primeiro lugar no curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O SiSU usa as notas do Enem para avaliar os candidatos. Portanto, que se deu bem no SiSU, se deu bem no Enem. Esse é o caso do Lucas.
Quando resolveu organizar um rotina de estudos para o Enem, Lucas também analisou a sua própria rotina e identificou quais eram as suas atividades obrigatórias da semana, como ir para aula, almoço, academia, consultas médicas, etc.
"Ao entender a minha própria rotina e atividades e colocá-las em mente, eu estimava quantas horas por dia teria para os estudos de vestibulares e Enem. Tinha uma ideia de quanto tempo levava para cada capítulo, desde a leitura e execução dos exercícios", exemplifica Lucas.
Saiba mais: SiSU 2023/2 - aprovado em 1º lugar em Medicina na UFRJ dá dicas de estudo
Cronograma de estudos para o Enem 2023
Especialistas em educação recomendam que o inscrito no Enem 2023 faça um cronograma de estudos, colocando todas as atividades, dias da semana e horários distribuídos em uma espécie de tabela, que poderá ser feita a mão ou até no computador ou outra ferramenta digital.
O cronograma é mais específico que o planejamento e considera toda a rotina do estudante.
Veja abaixo que colocar em um cronograma de estudos para o Enem:
-
Horário de aula
-
Tempo disponível para estudar em casa
-
Atividades extracurriculares
-
Pausa de descanso
-
Atividades de lazer
-
Atividades físicas
Para montar um cronograma de estudos para o Enem, comece separando um horário para cada disciplina, outro para a resolução de exercícios, além dos reservados ao período para lazer e descanso.
Confira abaixo um modelo de cronograma de estudos:
Como estudar para o Enem 2023?
Faltam exatamente quatro meses para as provas do Enem 2023. A dica é estudar para as provas aqui no Brasil Escola. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.
Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem
Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.
Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2023.