Enem 2023: o que estudar para provas de Ciências Humanas

Prova da área do conhecimento cobra 45 questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia
Em 10/07/2023 17h41 , atualizado em 10/07/2023 18h21 Por Silvia Tancredi

Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Prova de Ciências Humanas do Enem 2023 será aplicada no dia 5 de novembro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova de Ciências Humanas do Enem 2023 terá 45 questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Mas, o que costuma cair sobre cada uma dessas disciplinas?

Há temas da área de conhecimento de Ciências Humanas que são cobrados com frequência no Enem. Questões econômicas e globalização, por exemplo, são assuntos constantes na prova de Geografia, enquanto cultura e indústria cultural é um assunto da Sociologia que sempre tem lugar na prova dessa matéria.

É comum, também, que o Enem conte com questões interdisciplinares, ou seja, que cobrem duas ou mais disciplinas na mesma pergunta. Um exemplo é quando uma questão mescla História e Geografia.

A prova de Ciências Humanas do Enem 2023 será aplicada no dia 5 de novembro, junto com a redação e a prova de Linguagens e Códigos.

Temas que mais caem na prova de Ciências Humanas no Enem

Conforme um estudo elaborado pela SAS Plataforma de Educação, que analisa os temas que mais caíram no exame educacional nos últimos 14 anos, estes são os cinco principais conteúdos mais cobrados em cada disciplina:

História

  • Idade Contemporânea: Iluminismo do século XVIII em diante, prioritariamente, aquilo que compete as independências na América Latina.

  • Brasil Colônia: impactos econômicos deste período e o que acontecia na sociedade nessa época. Inicialmente, era a exploração do Pau Brasil, açúcar e depois a mineração brasileira.  

  • Brasil Império

  • História Política Patrimônio histórico-cultural e memória.

Geografia

  • Geografia agrária: transformações do espaço agrário considerando os aspectos econômicos, socioculturais, ambientais e ações humanas.

  • Meio Ambiente: escassez da água, descarte de lixo e suas consequências.

  • Questões econômicas e globalização: eventos históricos atuais, bloco econômicos, papel das entidades internacionais e guerras comerciais.

  • Geografia física: tectonismo, vulcanismo, clima, vegetação e hidrografia.

  • Geografia urbana: especulação imobiliária, especulação fundiária, movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra), geopolítica e aumento da quantidade de lixo no espaço urbano e seus impactos na saúde das pessoas.

Filosofia

  • Ética e Justiça: filósofos que discutem a questão ética.

  • Filosofia Antiga

  • Filosofia Contemporânea: pensamentos iluministas, especialmente sobre política e transformações econômicas.

  • Natureza do Conhecimento

  • Filosofia Moderna

Sociologia

  • Mundo do trabalho: relação do trabalho e quais são seus impactos na vida cotidiana e organização social, como que o capitalismo se vincula à sociedade e como essas organizações e as cidades se manifestam frente a isso.

  • Cultura e Indústria Cultural: diversidade da produção cultural, questionando sobre como os meios de comunicação lidam com a diversidade, a ideia de justiça e a sustentabilidade para tentarem trazer ao nosso mundo a visão de que todos tem seu espaço igual na sociedade e na produção cultural.

  • Meios de Comunicação

  • Tecnologia e Cultura de Massa

  • Movimentos Sociais

  • Desigualdades Sociais: movimentos sociais que lutam em favor da diminuição dessas desigualdades, e entender a historicidade de cada grupo, especialmente no Brasil. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como estudar para prova de Ciências Humanas do Enem?

Luiz Carlos, consultor pedagógico do SAS Plataforma de Educação, aconselha que o estudante que fará o Enem 2023 estude alternando as disciplinas, e a cada intervalo confira outro assunto.

"É interessante que o aluno alterne as matérias. Por exemplo, não estudar somente história durante o dia inteiro, mas mesclar com outros conteúdos similares, como sociologia. O objetivo disso é não deixar o estudo traumático, e para que o aluno consiga organizar bem as ideias e garantir os melhores aprendizados", recomenda o consultor.

Ao estudar os temas de História para o Enem 2023, o consultor Luiz Carlos recomenda que os estudantes se questionem: quais são os marcos temporais desse tema? Pois estes serão os pontos condutores que levarão às respostas das perguntas da prova e facilitarão na hora de estudar.

Outra dica do consultor é que o aluno avalie os impactos políticos de cada tema, o fato em si e os os grandes pensadores que marcaram o período.  

"Em relação à Sociologia e Filosofia, a questão política vai sempre para o sentido de explorar o bem comum a fim de promover uma sociedade sustentável, promovendo o bem-estar aos indivíduos ao mesmo tempo em que se discute o seu papel para a promoção da igualdade, ética e justiça", reforça.

O consultor ressalta também que, mais do que saber os conceitos sociológicos, a ideia é que o candidato tenha noção de suas aplicações na sociedade, especialmente o conceito de cidadania, presente no artigo 5° da constituição.

Dicas para estudar Ciências Humanas no Enem

O professor de História do Brasil Escola, Daniel Neves comenta que um bom desempenho no Enem depende diretamente da preparação do candidato, e, no caso da prova de Ciências Humanas, ele deve estar atualizado com os principais assuntos de cada uma das disciplinas que compõem essa grande área do conhecimento.

"A interdisciplinariedade é uma das características mais importantes do Enem, o que exige do candidato a capacidade de fazer essa interlocução entre diversas disciplinas", explica.

Veja dicas para estudar para prova de Ciências Humanas no Enem:

  • Estar atualizado(a) acerca dos principais assuntos de cada disciplina.

  • Estudar para além dos temas mais cobrados na prova, a fim de ampliar seu conhecimento.

  • Estar atualizado(a) acerca dos acontecimentos mais importantes da atualidade.

  • Desenvolver sua capacidade de leitura e interpretação textual.

  • Desenvolver sua capacidade de ler e interpretar gráficos e mapas.

  • Entender as habilidades exigidas na prova de Ciências Humanas.

  • Testar os seus conhecimentos com as provas antigas do Enem.

Enem 2023

O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Normalmente, o cartão com o local de prova é liberado aos participantes no final do mês de outubro.

No primeiro dia de prova, os estudantes deverão produzir uma redação e responder 45 questões objetivas de Linguagem e Códigos e 45 de Ciências Humanas.

No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.

Saiba tudo sobre o Enem 2023


Relacionados

Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
4 meses para o Enem 2023: monte seu cronograma de estudos
O Enem 2023 ocorrerá daqui a quatro meses, no dia 5 de novembro. Neste momento, dá para montar um cronograma de estudos e chegar preparado para as provas.
Notícias
Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Enem 2023: saiba o que estudar para as provas
Confira dicas de como estudar Ciências da Natureza para as provas do Enem 2023. Saiba também os temas que mais caem no exame.
Notícias
Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Enem 2023: cursinho gratuito em Palmas (TO) oferece 700 vagas
Cursinho gratuito em Palmas (TO) com aulas para o Enem 2023 abriu inscrições hoje (13). Os estudantes podem fazer o cadastro até o dia 24 de julho. 
Notícias
Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Enem 2023: mais de 38 mil pedidos de atendimento especializado foram aprovados pelo Inep
No Enem 2023, mais de 38 mil pedidos de atendimento especializados foram aprovados pelo Inep. Clique e saiba mais!
Notícias
Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Enem 2023: resultado dos recursos do atendimento especializado será liberado nesta terça (11)
O resultado da análise dos recursos do atendimento especializado do Enem 2023 será divulgado nesta terça-feira (11) na página do participante do Enem.
Notícias
Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Enem 2023: saiba quando e como são as provas
As provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. O formato das provas será: 180 questões objetivas e uma redação. 
Notícias
Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Inep irá receber justificativa de falta de inscrição no Enem 2023 de estudantes do RS afetados pelo ciclone
Inep irá receber justificativa de falta de inscrição no Enem 2023 por estudantes atingidos pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul.
Notícias
Globo terrestre com biblioteca ao fundo. Na imagem, está escrito: Ciências Humanas Enem 2023
Inscrições para trabalhar no Enem 2023 como certificador terminam hoje (24)
Interessados em trabalhar como certificadores no Enem 2023 podem se inscrever somente até esta segunda-feira (24). Clique e saiba mais!
Notícias