Pré-Vestibular Comunitário São José (PVCSJ)

O cursinho, do Rio de Janeiro, oferece preparação para o Enem e principais vestibulares.
Por Rafael Batista

As aulas do PVCSJ acontecem aos sábados e domingos.
As aulas do PVCSJ acontecem aos sábados e domingos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho Pré-Vestibular Comunitário São José (PVCSJ) foi criado em 1998 e funciona na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, no bairro de Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo é auxiliar na preparação dos estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou prestar vestibular.

Todas as pessoas que estão no ensino médio ou já concluíram os estudos podem participar do pré-vestibular. Não há restrição de idade, mas os interessados precisam comprovar não possuir renda para pagar um cursinho particular.

Inscrições

Em geral, não há prazo de inscrições, pois o cursinho recebe estudantes o ano inteiro. No entanto, são oferecidas apenas 50 vagas. Os excedentes passam a compor um cadastro de reservas e, em caso de desistência, a vaga é imediatamente ocupada por outro aluno.

Para se inscrever o interessado deve comparecer à sede do cursinho, no bairro Engenho de Dentro, munido dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, 2 fotos 2x4 e Comprovantes de Renda, Escolaridade e Residência. O atendimento para inscrições acontece aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

Há uma taxa mensal no valor de R$ 25 para os estudantes que ingressam nos meses de janeiro e fevereiro e R$ 15 para os que chegam de março em diante. A primeira mensalidade é cobrada no ato da matrícula.

Modalidades

O Pré-Vestibular Comunitário São José está organizado em três modalidades, que priorizam parte do conteúdo de alguns vestibulares:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Aula Zero: realizada entre os meses de janeiro e fevereiro, essa etapa prioriza conteúdo básico do ensino médio. O foco são as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Química e História, por terem uma grande importância nas provas e vasto conteúdo.

- Aulas Regulares: nesta modalidade os estudantes contam com aulas a partir de março até a véspera do Enem. Na grade estão as matérias que costumam cair nas principais provas: Língua Portuguesa (Gramática), Literatura, Redação, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Espanhol, Inglês, Matemática, Química, Biologia e Física.

- Projeto UERJ: a última modalidade prioriza os estudantes que estão se preparando para a etapa discursiva do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A grade é montada de acordo com o curso que os alunos matriculados escolhem.

Aulas

O cursinho acontece aos sábados e domingos, das 8h às 18h30. Além do conteúdo das aulas, os estudantes contam com material didático, disponibilizado na internet, e realizam simulados durante o ano. Todos os colaboradores do projeto atuam de maneira voluntária, alguns são professores formados e outros estudantes de graduação.

Pré-Vestibular Comunitário São José
Endereço:
Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José - Av. Amaro Cavalcanti, 1761, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.
Telefone: (21) 99969-8152
E-mail: prevestibularcomunitariosaojose@yahoo.com.br
Facebook: /pvcsjoficial