Pré-vestibular Steve Biko

O Pré-vestibular Steve Biko oferece mais de 70 vagas, anualmente. As aulas são gratuitas e ministradas no Pelourinho, em Salvador.
Por Érica Caetano

O Pré-vestibular Steve Biko fica em Salvador-BA
O Pré-vestibular Steve Biko fica em Salvador-BA
Crédito da Imagem: Pré-vestibular Steve Biko
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Pré-vestibular Steve Biko, situado em Salvador-BA, foi inaugurado em 1992, por professores e estudantes negros, e faz parte do Instituto Cultural com o mesmo nome. O objetivo é proporcionar aos afrodescendentes condições para concorrer em igualdade com demais estudantes em vestibulares de instituições públicas.

O Instituto Cultural Steve Biko também visa promover a ascensão social da comunidade negra e a redução da desigualdade racial por meio da educação.

Tópicos deste artigo

Como participar?

O cursinho é o primeiro voltado para estudantes negros de baixa renda e oferece, anualmente, 75 vagas para aqueles que já concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio. Geralmente, as inscrições são abertas nos meses de janeiro a fevereiro.

Para participar, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 30 e passar por duas etapas eliminatórias. A primeira trata-se de uma entrevista com dinâmica de grupo, na qual são abordados temas referentes a cidadania e consciência negra. A segunda é uma prova de 40 questões das disciplinas de Língua Portuguesa (20 questões) e Matemática (20 questões), além de uma redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os aprovados no Pré-Vestibular Steve Biko deverão efetuar matrícula no valor de R$ 120. Contudo, não há cobrança de mensalidades durante as aulas.

Aulas

As aulas são gratuitas e ministradas de segunda a sexta-feira, no turno noturno das 18h45 às 22h, e aos sábados, das 13h30 às 17h30. Eventualmente, há aulas aos domingos e feriados. O período letivo é de março a novembro.

Durante as aulas do cursinho, os participantes também estudam Cidadania e Consciência Negra, como forma de contribuir para a elevação da autoestima e valorização de sua ancestralidade. 

Nesses mais de 20 anos de existência, o Pré-Vestibular Steve Biko contribuiu para o acesso de mais de mil estudantes negros no ensino superior. 

Contato

Endereço: Instituto Cultural Steve Biko, Rua do Paço, 04, Largo do Carmo, 2o andar, Pelourinho – Salvador/BA.
Telefone: (71) 3241-8708
Site: www.stevebiko.org.br
Email: secretaria@stevebiko.org.br