Em 29/08/2017 10h58 , atualizado em 16/07/2018 11h02

PAESPE - UFAL

Cursinhos comunitários

Com o objetivo de preparar para o Enem, o PAESPE oferece 200 vagas para estudantes de escolas públicas. Por Rafael Batista
O PAESP foi idealizado para estudantes do 9º ao 2º ano do ensino médio
O PAESP foi idealizado para estudantes do 9º ao 2º ano do ensino médio
PUBLICIDADE

Criado para ajudar na preparação de alunos da rede pública para o Enem, o Programa de Apoio aos Estudantes de Escolas Públicas do Estado (PAESPE) é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Por ano, são oferecidas 200 vagas, sendo 120 para alunos do 9º ano do ensino fundamental ou 1º do ensino médio e outras 80 para estudantes do 2º ano do ensino médio.

Além da comprovação da escolaridade e matrícula em escola pública, os candidatos devem ter idade entre 13 e 18 anos completos e disponibilidade para atividades aos sábados. As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet durante o mês de agosto.

Classificação

Os candidatos inscritos devem realizar uma prova objetiva com 25 perguntas de Matemática e responder um formulário com questões socioeconômicas. A classificação se dá com base nas notas obtidas e, em caso de empate, será utilizado o critério de renda familiar, de acordo com as informações prestadas no questionário.

A matrícula deve ser feita presencialmente no Centro de Tecnologia da UFAL em até cinco dias úteis após a divulgação dos resultados. Além de estar de posse dos documentos pessoais, os estudantes devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

O PAESPE oferece aulas presenciais, palestras, visitas técnicas, cursos de informática básica e oficinas multidisciplinares, com foco no conteúdo cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto acontece durante 12 meses aos sábados e em um dia útil, que é definido oportunamente, e as atividades são desenvolvidas no Centro de Tecnologia do Campus A.C. Simões.

Em funcionamento desde 1992, o PAESPE conta com a participação de professores e estudantes da UFAL. Aproximadamente 50% dos estudantes que passaram pelo programa ingressaram em cursos superiores da Ufal e de outras instituições públicas, além dos que conseguiram bolsas, como ProUni, para institutos privados de educação superior.

PAESPE – UFAL
Coordenação: Prof. Roberto Carvalo
Centro de Tecnologia – Campus A.C. Simões: Av. Lourival Melo Mota, S/N – Tabuleiro do Martins, Maceió – AL

  • Relacionados
Mais de mil alunos do Pré-Enem foram aprovados em vestibulares do Estado
Cursinhos comunitários
Conexões de Saberes (UFAL)
Cursinhos comunitários
Pré-Vestibular MedEnsina Uncisal
O Pré-Enem da Uneal funciona em quatro campi da universidade no interior de Alagoas.
Cursinhos comunitários
Pré-Enem da Uneal
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES