UniEnem

Mantido como extensão da Unifap, o cursinho é gratuito e prepara estudantes para o Enem.
Por Rafael Batista

 UniEnem faz parte do Programa de Inclusão, Acesso e Permanência (PIAP) da Unifap.
UniEnem faz parte do Programa de Inclusão, Acesso e Permanência (PIAP) da Unifap.
Crédito da Imagem: UniEnem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho UniEnem da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi criado em 2002 com o nome de CPV Negros. No ano de 2016 o projeto passou por uma reorganização, mudando de nome e passando a integrar o Programa de Inclusão, Acesso e Permanência (PIAP) da Unifap, sendo um projeto de extensão comunitária.

A finalidade do UniEnem é preparar, de forma gratuita, os estudantes de baixa renda de Macapá para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem se inscrever candidatos de escolas públicas que estejam matriculados no segundo ou terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram essa etapa. 

Por ano são oferecidas 120 vagas, além da formação de cadastro reserva, que pode ser acionado no decorrer do cursinho. As inscrições são abertas no começo ano, geralmente na segunda quinzena de janeiro, e devem ser feitas pessoalmente, no Centro de Vivências da Unifap.

Para se inscrever é necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, declaração escolar ou certificado de conclusão do ensino médio e comprovantes de residência e renda. No ato da inscrição, será necessário ainda preencher um formulário socioeconômico.

Tópicos deste artigo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Processo Seletivo

A classificação dos candidatos inscritos leva em consideração as informações prestadas pelos estudantes durante a inscrição. São priorizados os estudantes que comprovarem não ter condições de arcar com os custos de um cursinho particular e aqueles matriculados no último ano do ensino médio em escolas públicas.

Metade das vagas oferecidas são reservadas para estudantes que frequentaram regularmente as aulas do cursinho no ano anterior, mas não obtiveram aprovação em um curso superior. Além de comparecer para realizar a matrícula dentro do prazo previsto, os alunos selecionados devem estar presentes na aula inaugural, em maio.

Aulas

O UniEnem acontece no turno vespertino, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h20, no Campus Marco Zero da Unifap, em Macapá. As aulas são ministradas até as vésperas das provas do Enem pelos acadêmicos dos cursos de graduação da universidade que atuam na condição de voluntários.

Como critério de permanências, os estudantes matriculados devem comparecer a pelo menos 30% das aulas. Além do conteúdo que é ministrado na sala de aula, os alunos contam com simulados a cada três meses. 

UniEnem - Unifap
Campus Marco Zero: Rod. Juscelino Kubitschek, Km 02 – Jd. Marco Zero, Macapá – AP
Telefone: (96) 3312-1752
E-mail: unienem@unifap.br
Site: unifap.br/piap
Facebook: /piap.unifap