Topo
pesquisar
Em 08/01/2012 19h08 , atualizado em 09/01/2012 19h51

Questão 07 - Primeiro dia - Correção da Segunda fase - Fuvest 2012

Correções de Provas

Por Oficina do Estudante

Leia o excerto de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para responder ao que se pede.

Caldo Entornado

A comadre, tendo deixado o major entregue à sua vergonha, dirigira-se imediatamente para a casa onde se achava Leonardo para felicitá-lo e contar-lhe o desespero em que a sua fuga tinha posto o Vidigal. (...) A comadre, segundo seu costume, aproveitou o ensejo, e depois que se aborreceu de falar no major desenrolou um sermão ao Leonardo, (...). O tema do sermão foi a necessidade de buscar o Leonardo uma ocupação, de abandonar a vida que levava, gostosa sim, porém sujeita a emergências tais como a que acabava de dar-se. A sanção de todas as leis que a pregadora impunha ao seu ouvinte eram as garras do Vidigal.

Você concorda com as afirmações que seguem? Justifique suas respostas.

a) Vê-se, no excerto, que a comadre procura incutir em Leonardo princípios morais destinados a corrigir o comportamento do afilhado.

b) No sermão que prega a Leonardo, a comadre manifesta a convicção de que o trabalho é fator decisivo na formação da personalidade de um jovem.

Respostas:

a) Não, porque o sermão pregado pela comadre, destinado a fazer o Leonardinho encontrar uma ocupação tinha um fim prático e imediatista: fazer com que o protagonista ficasse definitivamente livre das perseguições do Major Vidigal. Não há referências sobre a possível moralização da personagem.

b) No sermão não há referências ao trabalho como fator decisivo na formação da personalidade do jovem. Há, pelo contrário a passagem “de abandonar a vida que levava, gostosa sim,...” como um juízo de valor da comadre que sugere uma visão enaltecedora da malandragem ou vadiagem.

 

Segundo Dia

Primeiro Dia

Primeiro Dia
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola