Questão 07 - Primeiro dia - Correção da Segunda fase - Fuvest 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Leia o excerto de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para responder ao que se pede.

Caldo Entornado

A comadre, tendo deixado o major entregue à sua vergonha, dirigira-se imediatamente para a casa onde se achava Leonardo para felicitá-lo e contar-lhe o desespero em que a sua fuga tinha posto o Vidigal. (...) A comadre, segundo seu costume, aproveitou o ensejo, e depois que se aborreceu de falar no major desenrolou um sermão ao Leonardo, (...). O tema do sermão foi a necessidade de buscar o Leonardo uma ocupação, de abandonar a vida que levava, gostosa sim, porém sujeita a emergências tais como a que acabava de dar-se. A sanção de todas as leis que a pregadora impunha ao seu ouvinte eram as garras do Vidigal.

Você concorda com as afirmações que seguem? Justifique suas respostas.

a) Vê-se, no excerto, que a comadre procura incutir em Leonardo princípios morais destinados a corrigir o comportamento do afilhado.

b) No sermão que prega a Leonardo, a comadre manifesta a convicção de que o trabalho é fator decisivo na formação da personalidade de um jovem.

Respostas:

a) Não, porque o sermão pregado pela comadre, destinado a fazer o Leonardinho encontrar uma ocupação tinha um fim prático e imediatista: fazer com que o protagonista ficasse definitivamente livre das perseguições do Major Vidigal. Não há referências sobre a possível moralização da personagem.

b) No sermão não há referências ao trabalho como fator decisivo na formação da personalidade do jovem. Há, pelo contrário a passagem “de abandonar a vida que levava, gostosa sim,...” como um juízo de valor da comadre que sugere uma visão enaltecedora da malandragem ou vadiagem.

 

Segundo Dia

Primeiro Dia

Primeiro Dia