Topo
pesquisar
Em 09/01/2012 19h58

Questão 04 - Segundo dia - Correção da Segunda fase - Fuvest 2012

Correções de Provas

Por Oficina do Estudante

Respostas

a) Balança comercial favorável: Exportações maiores que as importações;
Balança comercial desfavorável: Importações maiores que exportações.

b) A Inglaterra tanto na primeira metade do século XVIII (anterior à Revolução Industrial), quanto na segunda (pós – Revolução Industrial) apresenta, segundo as informações fornecidas pelos gráficos, uma balança comercial mais favorável que a França, indicando o significativo papel econômico do país enquanto potência que se direciona às práticas imperialistas, nitidamente configuradas no período seguinte (século XIX).

No caso da França, o gráfico aponta para uma balança comercial tendente ao déficit durante todo o século XVIII – déficit este configurado nitidamente ao final do período. A influência francesa internacional é mais nos campos da cultural e da política, com a difusão do Iluminismo – conjunto de teses contrárias aos fundamentos do Antigo Regime (mercantilismo, absolutismo e sociedade estamental).

Assim, as ideias iluministas, de origem francesa, fundamentaram as independências no continente americano, inclusive a independência dos EUA. Em contrapartida, a Inglaterra, a partir da revolução industrial, exerceu forte controle sobre as economias das ex-colônias ibéricas.

Segundo Dia

Primeiro Dia

Primeiro Dia
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola