Whatsapp
Em 15/01/2009 17h28 , atualizado em 03/02/2021 16h56

Líderes Estudar

Bolsas de estudos

Fundação Estudar oferece bolsas de estudo para graduação e pós-graduação no Brasil e exterior. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Programa de Líderes é promovido pela Fundação Estudar desde de 1991 e oferece bolsas de estudos para graduação e pós-graduação aos estudantes brasileiros que desejam estudar no país ou no exterior.

Para fazer parte do programa, o interessado deve ser brasileiro, possuir no máximo 34 anos, apresentar excelência acadêmica e interesse em gerar transformações positivas para o país. Não há limite de renda. Em resumo, a Fundação busca jovens com potencial de liderança e transformação.

Os interessados também precisam estar matriculados ou em processo de aceitação no ensino superior em universidades brasileiras ou estrangeiras, de acordo com as categorias abaixo:

Categorias

Bolsas para graduação completa no Brasil: Para concessão desta bolsa o candidato deve ter sido aprovado no vestibular ou estar matriculado em uma universidade no Brasil.

Bolsas para intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma: Para esta bolsa o intercâmbio deverá ter duração de, no mínimo, um semestre letivo, e o estudante precisa estar vinculado à universidade brasileira.

Bolsas para graduação completa no exterior: O candidato deve ter se candidatado para uma universidade no exterior, com início do curso no segundo semestre, e deve apresentar a carta de aceitação.

Bolsas para pós-graduação no exterior: O candidato deve ter aplicado para uma universidade no exterior, com início do curso no segundo semestre do referido ano ou primeiro semestre do ano seguinte, sendo mestrado ou mestrado sanduíche, doutorado ou doutorado sanduíche, pós-doutorado ou MBA/LLM. A carta de aceitação deve ser apresentada.

Inscrições e seleção

As inscrições para o Líderes Estudar são feitas pela internet, no site do programa. É cobrada uma taxa de R$ 75 para inscrições nos programas de graduação e intercâmbio e R$ 150 para inscrições nos programas de pós-graduação. 

Se o candidato não tiver condições de fazer o pagamento da taxa, ele deve, ao chegar à tela de pagamento, solicitar isenção no campo indicado e preencher a justificativa, que será avaliada pela fundação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo de seleção é composto por seis etapas consecutivas e eliminatórias. Veja as etapas:

1) Inscrição e pagamento da taxa

2) Teste de perfil e lógica e análise de trajetória: abrange diferentes avaliações de perfil e raciocínio lógico.

3) Avaliação de vídeo: Na etapa, o candidato deverá fazer um vídeo de dois minutos contando sua trajetória, suas conquistas e suas realizações até o momento.

4) Entrevista de Competências: É realizada uma entrevista completa, com duração de aproximadamente 1h30.

5) Painel com ex-bolsistas: Participam simultaneamente entre três e seis candidatos. É realizada uma breve apresentação individual, perguntas sobre trajetória e planos futuros dos candidatos.

6) Entrevista Final: Conduzida por membros do conselho da Fundação Estudar, sendo avaliado todo o material apresentado pelo candidato nas etapas anteriores. O formato desta entrevista é similar à etapa de painel com Líderes Estudar.

Como funcionam as bolsas?

O valor da bolsa é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. O valor da bolsa pode variar (de 5% a 95%) em relação ao valor solicitado pelo candidato e é definido ao término do processo seletivo.

Ao selecionar os beneficiados, a fundação estabelece que, após a formação, seja feita a doação de, pelo menos, o valor original da bolsa recebida e que os estudantes tenham participação ativa nos projetos para desenvolvimento das pessoas envolvidas em toda a rede da Fundação Estudar.

Facebook | Instagram | Youtube

Para mais informações acesse o Site da Estudar.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES