A Fundação Estudar oferece bolsas de estudos a acadêmicos de cursos de graduação e pós-graduação em todo o Brasil e também no exterior. O valor do benefício varia entre 5% e 95%, dependendo das características acadêmica, econômica e financeira do concorrente. Criada em 1991, em 20 anos a fundação sem fins lucrativos já beneficiou cerca de 550 estudantes dos cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia, Políticas Públicas e Relações Internacionais.
Além de conceder ao incentivo através da bolsa de estudos, a Fundação Estudar realiza um trabalho de acompanhamento de carreira e networking com aqueles que se formam através da instituição. Depois que se formam, os contemplados se comprometem em doar 10% dos seus salários para a Fundação Estudar até que se chegue ao valor recebido, com as correções monetárias.
Seleção
Para se candidatar o estudante precisa já estar matriculado em uma instituição de ensino superior. O processo seletivo se dá sempre no primeiro semestre de cada ano. As inscrições e as provas são feitas por meio da internet nos seguintes moldes: são 36 questões de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico sorteadas eletronicamente.
Aprovados na primeira fase da seleção, os candidatos partem para a etapa presencial, que consta de entrevistas feitas por bolsistas formados da Fundação. Em geral, esta segunda etapa é realizada em São Paulo, mas pode ocorrer em Belo Horizonte, Brasília ou Rio de Janeiro.
Terminada a etapa de entrevistas, os selecionados são submetidos a um teste de ética e, em seguida, são sabatinados em uma entrevista coletiva realizada por membros da Diretoria e do Conselho da Fundação Estudar. Os candidatos ainda são avaliados a partir de análise das experiências frente ao planejamento profissional e pessoal.
Instituições
No Brasil não há um cadastro de entidades de ensino superior parceiras da Fundação Estudar. No entanto, para concorrer a uma das bolsas o candidato deve estar matriculado em uma instituição que tenha obtido conceito “A” no Exame de Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE – MEC).
Além das oportunidades oferecidas no Brasil, são concedidas bolsas em universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa. Porém, para pleitear uma vaga no exterior é necessário que antes de se inscrever no processo seletivo da Fundação o estudante já possua a carta de aceitação da instituição.
No exterior já foram concedidas bolsas em várias universidades, como:
University of Oxford – Oxford (Inglaterra)
McGill University – Quebec (Canadá)
London School of Economics – Londres (Inglaterra)
Harvard University – Massachusetts (EUA)
Sciences Po – Paris (França)
Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) – Hong Kong (China)
Mais informações no site www.estudar.org.br