Como estudar com as provas anteriores

Conhecer o formato da prova antes do vestibular ou Enem é pode fazer a diferença na hora de encarar as questões.
Em 05/03/2020 17h27 , atualizado em 05/03/2020 17h49 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A internet disponibiliza uma série de ferramentas de estudo para vestibulandos e participantes do Enem, como studygram, simulados e videoaulas. Uma outra ferramenta que ajuda muito na preparação para os processos seletivos são as provas anteriores.

Com as provas anteriores de vestibulares e do Enem é possível conhecer o nível de exigência das questões, se elas são interdisciplinares ou não, se possuem enunciados longos etc. Ir para as provas sem conhecer as características delas é um erro que você não pode cometer.

Para a sua sorte, o Brasil Escola possui um amplo acervo de provas anteriores de vestibulares e do Enem. Desde 2008, quando o site Vestibular foi criado, disponibilizamos para download os cadernos de provas e gabaritos dos principais processos seletivos.

Como estudar com provas anteriores

1- O primeiro passo é ter no seu computador programas que abram arquivos no formato .rar; .zip e .pdf. Seguem os links de dois programas gratuitos:

WinRAR – é um compactador de arquivos. Ele é usado para compactar os arquivos das provas e gabaritos.

Adobe Reader – permite visualizar arquivos no formato PDF. Praticamente todas as universidades disponibilizam as provas neste formato.

2 – Baixe as provas no Vestibular Brasil Escola

Provas e Gabaritos de Vestibulares – os arquivos são separados por Região e instituição.

Provas e Gabaritos do Enem – disponibilizamos as provas desde a edição de 2009, quando o Enem foi reformulado.

3 – Anote as características da prova

Antes de resolver as questões, dê uma olhada minuciosa na prova e anote as suas características. Isso será importante para definir sua estratégia de estudo. Por exemplo, alguns vestibulares costumam relacionar assuntos atuais com as disciplinas.

4 – Resolva a prova

Agora chegou a hora de resolver, de fato, as questões. Você pode imprimir a prova ou responder pelo próprio computador, o importante aqui é tentar simular um ambiente de prova, ou seja, um lugar calmo e sem distrações. Uma outra dica é cronometrar o tempo que gasta em cada prova, para saber em qual tem mais dificuldade.

5 – Compare com o gabarito

Depois de resolver toda a prova, compare com o gabarito. Aqui no Brasil Escola temos o cuidado de disponibilizar os gabaritos definitivos, que são revisados após os pedidos de recurso. No caso do Enem, temos também a resolução comentada das questões. 

Essa foi a dica do Blog do Vestibular para a semana. Quer sugerir algum tema? Basta enviar um e-mail para vestibular@brasilescola.uol.com.br. Até mais!