Em 21/02/2020 18h35 , atualizado em 21/02/2020 18h53

Confira carreiras ligadas ao Carnaval

Blog do Vestibular

O artigo não representa a opinião do site. A responsabilidade é do autor do texto.

Educação Física, Dança, Jornalismo, Turismo e Hotelaria são alguns exemplos Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

Existe aquele ditado: “o ano só começa, no Brasil, depois que acaba o Carnaval”, mas há profissionais de algumas áreas que podem trabalhar antes e até durante o feriadão. Algumas carreiras podem estar ligadas ao evento por diversos motivos, mas todas têm um ponto em comum: ajudam a dar mais qualidade ao evento. 

Para você que está escolhendo para qual curso vai prestar vestibular, listamos profissões ligadas ao Carnaval. Mostramos a função central de cada carreira e no que o profissional em questão pode atuar no feriadão. Ah, aproveite para analisar se alguma delas é a sua cara:

1) Educação Física

A função do profissional de Educação Física é auxiliar pessoas por meio da prática de atividades físicas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos indivíduos.

Por que está ligada ao Carnaval? Pessoas, como músicos, artistas, dançarinos e até mesmo foliões de bloquinhos de rua, precisam ter fôlego e preparo físico para dar conta da maratona que vão enfrentar durante os quatro ou mais dias de folia. E quem são os profissionais que ajudam na tal preparação? Eles, os educadores físicos ou personal trainers. 

2) Turismo e hotelaria

O profissional de Turismo analisa as tendências turísticas das regiões, organiza eventos, passeios e viagens, promove o marketing turístico de cidades e regiões, programa atividades hoteleiras, etc. 

O bacharel em Hotelaria é o profissional especializado na administração, promoção e organização de hotéis, pousadas, resorts e até mesmo de parques temáticos.

Por que está ligada ao Carnaval? Considerado o principal feriadão brasileiro, o Carnaval atrai turistas não só brasileiros, como estrangeiros. Isso significa que hotéis e pontos turísticos famosos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ficam lotados. Muito trabalho para os bacharéis nos cursos de Turismo e Hotelaria, certo?

3) Jornalismo

O profissional atua na cobertura jornalística de acontecimentos pertinentes à sociedade. O formado em Jornalismo pode trabalhar em veículos de comunicação, como rádio, TV, jornal e internet, em assessorias de comunicação e imprensa, como gestor de redes sociais - cargo muito em alta no momento, entre outros. 

Por que está ligada ao Carnaval? O jornalista pode fazer não só a cobertura do evento em si, seja em blocos de rua, seja em eventos ou shows, como também realizar pautas focando, por exemplo, em alimentação para o Carnaval ou em opções de passeios no feriado. Há ainda os fotojornalistas, que fazem fotos específicas do Carnaval. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira também: a história do Carnaval

4) Dança

A pessoa formada em Dança planeja e organiza shows de dança e musicais em diferentes lugares como teatro, TV ou cinema. Além disso, exerce função de bailarino e dá aulas em academias.

Por que está ligada ao Carnaval? A cultura brasileira está atrelada ao Carnaval e, portanto, à dança. Pessoas graduadas nesse curso têm propriedade para criar, desenvolver e implantar opções de atividades ligadas à dança. Além do mais, podem ser professores de artistas e músicos, como, por exemplo, que se apresentam em escolas de samba, blocos de rua, trios elétricos, shows, etc.

5) Música

O curso de bacharel em Música oferece aos estudantes os conhecimentos necessários para poder analisar, interpretar, criar e transmitir a música. 

Por que está ligada ao Carnaval? O feriado está intimamente relacionado à música, em especial ao samba e a ritmos que tem a região Nordeste como berço, entre os quais o frevo e o axé. A pessoa graduada em Música pode criar, desenvolver e implantar novos ritmos. 

6) Design de Moda

O curso de Design de Moda combina o conhecimento e a exigência das indústrias da moda com o intuito de seguir estilos e tendências.

Por que está ligada ao Carnaval? O designer de moda pode atuar na criação e produção de peças específicas (roupas, calçados, acessórios, etc) para o Carnaval. No caso de escolas de samba especificamente, pode desenvolver figurinos e fantasias de Carnaval, por exemplo. 

Leia também: cuidados com o corpo no Carnaval

7) Relações-públicas

O bacharel em Relações Públicas, também conhecido como RP, trabalha para melhorar a imagem das empresas perante clientes, fornecedores, investidores e, acima de tudo, para a sociedade em geral. 

Por que está ligada ao Carnaval? Os conhecidos RP’s são os profissionais que, além das atribuições citadas acima, organizam eventos ligados ao Carnaval, tais como festas, shows, encontros, entre outros. Além disso, assim como os jornalistas, estão aptos a trabalharem como gestores de redes sociais.

8) Design gráfico

Este profissional está apto a desenvolver o visual de jornais, revistas, panfletos, outdoors, livros e anúncios, de acordo com as necessidades do cliente.

Por que está ligada ao Carnaval? Os designers gráficos são os profissionais que vão produzir peças de divulgação de festas, shows, eventos, trios elétricos, entre outros, para as diversas mídias e redes sociais. 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES