Ano novo, método de estudo novo

O começo de ano é uma boa oportunidade para pensar em um novo estilo de estudar e, com isso, se dar bem nas provas do vestibular
Em 07/01/2016 17h44 , atualizado em 07/01/2016 17h50 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ano de 2016 começou e, junto com ele, surgem as famosas listas de resoluções, promessas, metas, etc. No seu caso, estudante, acreditamos que vale a pena inserir um item importante nas listas em questão: estabelecer um novo método de estudo.

Você pode estar se perguntando: “mas, por que um novo estilo de estudar, se eu já tenho o meu?”. Explicamos: quando abrimos a mente para algo novo, tornamo-nos mais receptivos e, com isso, assimilamos melhor o aprendizado. O resultado positivo e as boas notas são apenas consequência desse novo olhar. 

Confira ideias para montar novos métodos de estudo:

Faça mais exercícios

Como começar? Se você tem o hábito de somente ler a teoria, sugerimos que também resolva exercícios. Com o tempo, essa atividade fará diferença no seu aprendizado, pois você poderá mensurar se está absorvendo o que está lendo por meio da quantidade de acertos e de erros. Isso, sem contar que você estará tão habituado a responder as questões que, na hora da prova, ficará bem mais calmo e rápido.

Invista na videoaulas

Outra dica de novo estilo de estudo para 2016 são as videoaulas. Você pode assisti-las pelo seu celular, tablet ou computador na hora que quiser. Se não está acostumado, pode começar com vídeos de 5 ou 10 minutos. Aos poucos, vai perceber que é uma ótima ideia para aprender e otimizar o seu tempo na internet. 

Fique de olho nas atualidades

Ler revistas, assistir jornais pela televisão, acessar portais de notícias. Tudo isso também é uma forma de estudar, pois a maioria dos vestibulares brasileiros e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também cobram os assuntos do momento. Gosta de redes sociais? Curta e siga páginas de portais de notícias, assim ficará sabendo das novidades a qualquer momento. Aproveite e siga o Brasil Escola no Twitter e Facebook.

Crie resumos

Perdeu o hábito de escrever à mão? Então, que tal pegar aquele caderno encostado na estante e começar a anotar o que aprendeu sobre determinada matéria? Sugerimos que sublinhe, que escreva com canetas coloridas, que coloque clips. Tudo isso para dar uma força à memória e deixá-la afinada no dia do vestibular. Vale ressaltar que você pode fazer isso de uma forma digital, ao utilizar aplicativos de textos no seu celular ou computador.

Escreva mais

Como é do seu conhecimento, a maioria dos vestibulares exige que os candidatos elaborem uma redação. Se você não tem o hábito de escrever, comece já a se preparar inserindo essa atividade no seu método de estudo. Uma das nossas dicas é ler, ler e ler. E, depois, escrever o que achou da leitura. Ou então, em vez de emitir sua opinião sobre algum assunto falando, faça-o escrevendo. Quando menos esperar, a escrita será algo prazeroso para você. Em tempo: outra dica é você fazer um texto e enviá-lo para nosso Banco de Redações.

Conheça o vestibular da universidade do seu interesse

Isso mesmo. Se você checar todas as informações sobre o processo seletivo da instituição de ensino na qual quer ingressar, as chances de se dar bem e atingir seu objetivo são enormes. A dica, então, é acessar as provas dos vestibulares anteriores e começar a resolvê-las agora mesmo. 

E você, estudante, tem mais alguma ideia de novo método de estudo para 2016? Compartilhe-a conosco :)