A Constituição Federal de 1988 confiou as às crianças (e) aos adolecentes o direito a uma proteção especial, tendo em vista sua condição de pessoa em crescimento. Durante décadas vem sendo discutido no Congresso Nacional emendas constitucionais que tratam da maioridade penal.
O ECA ´´Estatuto da Criança e do Adolecente,``prevê medidas com caráter punitivo para cada indivÍduo,tendo em vista a capacidade que de cada um de cumprí-las, as circunstâncias , e a gravidade dos fatos.
No entanto(,) o que se vê são as chamadas Fundação Casa abarrotadas.Quem comete um latrocínio, estupro ou tráfico de drogas são é punidos da mesma forma com a internação.Quando deveriam estar sendo preparados para sua reeducação,estão em ambientes que reproduzem uma cadeia comum.
Estudos mostram que a maioria dos adolecentes envolvidos em atos infracionais são negros e pobres, que vivem a à margem da sociedade ,engrossando assim as estátisticas estatísticas de quem não tem acesso a à boa educação e nem tão pouco qualidade de vida, fazendo com que cada vez mais sejam atraídos para o mundo do crime.
A causa da violência, e o jovem como protagonista figurando no cénario da desigualdade social, não se resolverá com ações penais severas. Romper com a banalização da violência em seu ciclo,apostar cada vez mais na educação (,) mantendo os adolescentes entretidos em um ambiente escolar com atividades diversas(,) faram fará com que centenas de jovens deixam deixem de estar vunerável vulneráveis ao crime e a à violência.
Portanto(,) prender pessoas que estão formando suas personalidades em cadeias com sistema falido ,e que são consideradas verdadeiras escolas do crime(,) não diminuirá o número de criminosos. Os lesgisladores legisladores precisam criar leis que protejam essas crianças e adolecentes e nao lavar lave as mãos colocando cada vez mais pessoas na prisão.Com isso(,) resta a esperança de que o governo e a sociedade como um todo acredite na juventude ,aposte na educação como ferramenta transformadora para um futuro menos violento.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase, à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e critica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |