Notícias sobre o projeto de lei que quer diminuir a mioridade penal têm chamado atenção da sociedade. Jornais, revistas e colunas expõem suas opiniões acerca desse assunto. Há pessoas que são contra e há quem seja a favor; esse assunto um tanto polêmico e que divide opiniões é realmente a solução para um país tão violento ?
Não é de hoje que crimes são protagonizados por jovens menores de idade, batedores de carteira, furtos, roubos e crimes mais passionais, como homícidios(,) são feitos cometidos por jovens. Essa situação que envolve a entrada cada vez mais cedo de meninos e meninas no mundo do crime é bastante complexa e necessita de assistências básicas desde o nascimento até a vida adulta, para que as autoridades(,) juntamente com a população(,) possam diminuir esse grave problema social.
Na maioria dos casos, os jovens entram no mundo do crime por falta de assistência na família, falta de bons estudos e pela situação financeira em que se encontram, jovens que geralmente são de origem de famílias pobres e que não têm uma boa estrutura familiar. Com a aprovação desse projeto, pode haver uma mínima queda em relação de a menores no mundo do crime, porém as cadeias vao está estarão cada vez mais superlotadas, e esses jovens podem tornar-se mais violentos e maior será a desigualdade social.
O Brasil tornou-se um páis país bastante violento, crimes causados por menores e por adultos estão frenquentemente no dia a dia dos brasileiros, (.) tornar a PEC uma lei, não irá solucionar o problema que existe a há tempos , pois para solucionar ou evitar o aumento do índice de violência ´palicar é preciso aplicar mudanças básicas como moradia, estudos, alimentação e mercado de emprego, que exige um tempo para apresentar resultados(,) e fornecendo além de fomentar projetos socioeducativos para os jovens que entram no mundo do crime.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |