A redução da idade penal é um assunto que acarreta várias polêmicas e opiniões contraditórias. No entanto, é um problema que pode aumentar o índice de violência, devido, à entrada cada vez maior de jovens no crime, podendo gerar também uma superlotação nos presídios. Até porque, leis para tentar remediar os problemas já existem, só resta serem cumpridas.
O projeto de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos foi aprovado pela Câmara dos Deputados, dizendo que se os jovens podem votar, são responsáveis por seus próprios atos, porém, é preciso lembrar que o voto até os 18 anos não é obrigatório. Os jovens dessa idade, sendo presos com os adultos, podem sair muito mais perigosos e violentos, devido, a à influência da prisão, além, de criminosos lançarem crianças cada vez mais novas para a realização dos crimes, contribuindo o para o aumento da criminalidade infantil(,) o que causaria problemas mais sérios.
Por isso, levaria a à ocorrência da superlotação das cadeias, que por sua vez, poderia causar graves acidentes, fugas, dentre outros riscos, que prejudicaria bastante toda a sociedade. Outro fato relevante, é que já existem leis que punem esses adolescentes, só não fazem uso das mesmas. Cada uma vem com determinada punição de acordo com o grau do erro, utilizando medidas socioeducativas onde aprenderiam a consequência dos próprios erros, e a ter consciência de suas atitudes.
Pelos fatos mencionados, a redução da maioridade penal, seria um grande problema para a sociedade. Porém, existem as casas de educação social e moral que poderiam ser mais divulgadas e procuradas, além de ter um maior apoio e incentivo para ajudar a cada dia um número maior de jovens que não conhecem as verdadeiras consequências de suas atitudes em convívio com a comunidade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. É possível tornar o raciocínio mais abrangente e bem embasado com o uso de dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |