Cogita-se com muita frequência atualmente no Brasil a questão da diminuição da maioridade penal para 16 anos. Porém, A a prisão de menores de idade em companhia de criminosos maiores num sistema prisional assumidamente falido, contribuiria para aumentar reincidência.
É de conhecimento geral que a situação dos presídios brasileiros se encontram precárias, (estão) lotados (de) criminosos que cometeram graves delitos. Com a diminuição da maioridade, os adolescentes que não têm formação biológica suficiente para assumir seus atos iriam conviver com esses delinquentes no mesmo presídio, os adolescentes já sem expectativa (de) vida iriam se aprofundar ainda mais na vida do crime.
A redução não contribuiria para a diminuição da violência. Leis penais que recrudesceram o tratamento dispensado a determinados crimes não foram capazes de inibir o comportamento incriminado, é preciso que as autoridades competentes no caso invistam mais na educação e qualidade de vida para que os adolescentes possam perceber que a educação é o melhor caminho.
A solução estaria no investimento efetivo e amplo em educação, bem como na aplicação adequada do (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente, alterando-o, se o for o caso, para tratar com maior rigidez os crimes violentos.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |