Os subconjuntos são ramificações que estão contidas num conjunto. Os crimes praticados por menores de idade estão inseridos dentro dum grupo chamado violência. Embora a redução da maioridade penal seja de grande valia, ela não é a única solução para sanar a violência.
Antes de tudo, vale ressaltar que a redução da maioridade irá trazer bons resultados. O fato de pessoas se aproveitarem de menores de idade impelindo-os a praticar crimes porque não serão punidos devidamente, faz com que cada vez mais essa massa de adolescentes sejam abordada para executar crimes, assim como ocorreu no ano de 2013, quando um menor de idade e dois maiores assaltaram uma dentista e colocaram fogo em seu consultório, no qual a profissional faleceu e toda culpa foi atribuída para o jovem, assim como foi veiculado pelo “Brasil Urgente”. Com a redução da maioridade penal, muitos jovens se intimidaram intimidarão e a o pequeno índice de crimes(,) se comparado com o problema (da) violência(,) diminuíra ainda mais.
Contudo, mesmo que a redução da maioridade penal seja eficaz, ela resolve apenas uma pequena parcela de um grande problema: Violência a violência. As falhas de segurança pública e até a falta de profissionais dessa área deixa qualquer lugar à mercê de infratores. Com isso, o contingente de violência eleva-se exponencialmente, uma vez que não há uma devida segurança e os lugares ficam expostos para a realização de delitos
Fica nítido, portanto, que a redução da maioridade penal não é a solução para erradicar a violência por completo, mas sim um minucioso subconjunto desse estorvo. Dessa forma o Governo deve investir mais em segurança pública, como por exemplo, contratando mais profissionais para essa área. Deve-se, ainda, decretar a redução da maioridade penal, já que há pessoas com péssimas intenções que aproveitam-se dessa massa pueril.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à concordância verbal, à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o ponto de vista defendido. É possível, no entanto, tornar o raciocínio mais crítico e bem embasado com o uso de dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |