Depois de muito debate dentro do Congresso Nacional(,) a Lei para a redução da maioridade foi aceita na Câmara dos Deputados. Encontra-se inativa, pois precisa passar por diversas etapas antes de entrar em vigor. Essa iniciativa causou um impacto na sociedade, pelo fato de partes deles dela acharem que o nosso país não tem infraestrutura adequada, assim como, a outra parte apoiam essa decisão vindo vinda da Câmara dos Deputados.
O Brasil é um dos países no qual que possui um grande índice de criminalidade. E nesses dados o jovem está envolvido como um fator para esse aumento, pois boa parte dos grupos criminosos (os) incluem eles devido as às fragilidades das Leis. Diante da legislação brasileira, indivíduos a partir dos 16 anos já têm o direito de votar, então se possuem a capacidade de escolher quem governará o país, então cabe a eles serem responsáveis pelos seus atos conforme qualquer pessoa de maioridade maior de idade.
Sabe-se que o nosso país tem a terceira maior população carcerária. Com essa nova Lei o indicie índice ganharia mais força devido as à entradas dos jovens de 16 anos e poderia trazer mais problemas para a sociedade, pois dentro dessas cadeias o jovem irá ter terá contatos com outros marginais e(,) após cumprir sua pena(,) poderá sair com uma mentalidade ainda pior, tendo em vista a baixa porcentagem de ressocialização dessas unidades.
Portanto, o Brasil deve priorizar a educação, pois é a base inicial para evitar tanta marginalização. Contudo, para que a redução da maioridade torne-se realmente produtiva, deve-se melhorar a infraestrutura das penitenciárias e dispor de profissionais no qual que atendam esses indivíduos e faça com eles programas educacionais, com isso, a taxa de ressocialização aumentaria.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase, à grafia correta das palavras, ao uso devido de preposições e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. É possível, no entanto, tornar o raciocínio mais crítico e bem embasado com o uso de dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |