No Brasil, a violência aumenta desenfreadamente e na grande maioria, adolescentes são os responsáveis por crimes hediondos*, o que torna a situação ainda mais preocupante.
Infelizmente, é comum jovens cometerem atos inescrupulosos e por terem consciência de que não serão punidos(,) continuam na criminalidade. Nesse sentido, a redução da maioridade penal, é uma saída para a diminuição desses crimes.
Na maior parte dos casos, as medidas socioeducativas não surtem efeito algum, pois não é raro encontrar indivíduos infanto-juvenis que voltam a cometer os mesmos atos infracionais após essas medidas sancionatórias.
O menor de idade já possui a capacidade de discernimento entre o que é bom e o que é o certo e o errado; ele tem o poder de fazer suas próprias escolhas, tanto é que pode até votar e escolher seus representantes em eleições. Desse modo, se uma pessoa é morta por um adolescente de 16 anos que teve a chance de não matar e mesmo assim o fez, não é correto deixar esse adolescente apenas cumprindo por um determinado tempo, medidas socioeducativas que não adiantarão nada, enquanto uma vida foi tirada.
Entretanto, é preciso ter em mente que cada caso é um caso, pois furtar e matar possuem gravidades distintas. Assim, os menores infratores devem ser divididos entre si, aqueles que cometeram crimes com dimensões menores deveriam ficar em um local separado dos que cometeram crimes mais graves. Porém, é vital que todos esses jovens não sejam alojados nos mesmos locais que um maior de idade, as consequências não serão boas.
Há diversos detalhes para se pensar cautelosamente, cada decisão mal tomada afetará a vida de muitos indivíduos. E, a família possui o maior papel que é o de educar adequadamente as crianças, afinal prevenir é sempre bom.
Comentários do corretor
* Pesquisa do Ministério da Justiça aponta que os adolescentes são responsáveis por menos de 1% dos crimes hediondos que têm autoria descoberta. Portanto, a afirmação inicial é incoerente.
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva. No entanto falta embasamento para algumas afirmações, sendo que alguns argumentos são facilmente refutáveis com o uso de dados de pesquisas sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |