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Redução da maioridade penal, solução para a violência?

Enviada em: 20/04/2015

Status:

Corrigida
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A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que visa a redução da maioridade penal para 16 anos vem levantando calorosos debates, onde em que boa parte da sociedade é a favor a PEC. Mas, cabe saber se essa proposta será eficaz no combate da à criminalidade ou se a mesma será apenas mais uma medida de cunho político para ganhar votos e que só atenderá aos anseios superficiais de uma sociedade que grita sem saber do por que porquê está gritando.

(Apenas punir) Os jovens que se envolvem no mundo do crime e puni-los apenas, é deixar de lado suas causas, pois a maioria deles vêm de ambientes violentos e sem nenhuma estrutura familiar, onde são abandonados a à própria sorte, imperando a lei do mais forte, seja na falta de afeto, na luta pelo alimento, entre outros fatores, formando não cidadãos mas sim verdadeiros animais raivosos e revoltados com toda a sociedade.

Para corroborar com essa situação, vemos um Estado com políticas públicas apáticas que não atendem nem as leis básicas do Estatuto da Criança e Adolescentes em prover moradia, educação, alimentação, dignidade, ect etc. E a sociedade(,) o que faz? Clama apenas, já que ela também tem grande parcela de culpa nesse drama, pois exige apenas medidas paliativas na solução de um problema que vem desde do berço de uma criança e que se perpetua pela vida.

Se essa PEC for aprovada(,) reforçará um grande e já instalado problema nacional, que é o nosso sistema prisional brasileiro que não tem nenhuma condição humana para a ressocialização do cidadão. Mas alguns dirão: simples, aumente o número de cadeias no país, aí por outro lado vemos países como Estados Unidos que detêm o recorde do maior número de presos do planeta com suas inúmeras prisões e que a maioridade é acima dos 12 anos e mesmo assim não se comprovou com o passar do tempo a diminuição da sua violência entre os jovens.

A solução não é prendê-los como animais raivosos e sim recuperá-los para a sociedade, proporcionando-lhes condições dignas e oportunidades de desenvolver todas as suas capacidades e talentos. A sociedade precisa ir às ruas exigindo essas condições e entender de uma vez por todas que as nossas maiores riquezas não são: petróleo, a soja, a terra, entre outras, mas sim os nossos brasileirinhos.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase, à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. É possível, no entanto, embasar melhor a argumentação, usando dados da coletânea para ilustrá-la.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente