A redução da maioridade penal não visa resolver o problema da violência, é apenas uma forma de marginalizar quem já é massacrado. Medidas como essa, não solucionam os maiores problemas do Brasil, que são de caráter social, econômico e educacional.
O debate sobre o aumento das punições a criminosos juvenis envolve uma grave discussão, a lei do menor esforço. E isto seduz políticos ávidos para oferecer soluções rápidas diante da petição popular, quando na verdade acabam varrendo para debaixo do tapete o que realmente deveria ser feito(,) que são: melhorias de programas sociais, planejamento familiar, a urbanização de favelas e o principal(:) educação de qualidade. Infelizmente são dessas comunidades mais pobres que surgem o maior percentual de menores infratores.
Enquanto o Estado não priorizar a criação de programas de prevenção da criminalidade, providenciar uma assistência social eficaz junto as às comunidades mais desfavorecidas e também dar condições de moradias dignas a essas famílias(,) com oferta de lazer para os jovens poderem se socializar, cada vez mais meninos e meninas ficaram ficarão a à mercê da marginalidade. Reduzir a maior idade maioridade penal, fará com que estes indivíduos sejam recrutados cada vez mais cedo para o mundo do crime.
Essa triste realidade poderia ser diferente se a educação fosse prioridade, mas muitos destes jovens são excluídos desse processo e puni-los com o encarceramento é tirar a chance de se tornarem conscientes de seus direitos e deveres(,) e com isso o Brasil assume a sua incompetência de em lhes garantir um direito básico que é a educação.
Portanto é preciso valorizar o jovem e considerá-los como parceiros para a construção de uma sociedade melhor e não abandoná-los a à própria sorte, jogando estes garotos dentro de uma “panela de pressão” que é a realidade da penitenciária no Brasil, fazendo com que ele saia de lá pior do que quando entrou.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase, à grafia correta das palavras e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. É possível tornar o raciocínio mais crítico e bem embasado com o uso de dados disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |